O Carnaval na Floresta, promovido pelo Governo do Estado, traz um conjunto de ações que celebram a festa mais popular do Brasil no mês de fevereiro. A Secretaria de Cultura e Economia Criativa, responsável por coordenar o evento, atua em parceria com as áreas de segurança, saúde, transporte e social em uma programação que se estende pelas ruas da cidade, centro de convenções e municípios.
Neste ano, o calendário momesco inicia mais cedo e abre com os desfiles das escolas de samba, no Centro de Convenções Gilberto Mestrinho, o Sambódromo. O público irá prestigiar grandes espetáculos nos dias 1º e 2 de fevereiro, a partir das 21 horas, quando desfilam as escolas dos grupos de acesso B e A, respectivamente, e no dia 3 de fevereiro, é a vez do grupo especial, de acordo com a ordem a seguir:
1ª - Unidos do Alvorada - 20h às 21h10
2ª - Andanças de Ciganos - 21h20 às 22h30
3ª - Vila da Barra - 22h40 às 23h50
4ª - Reino Unido da Liberdade - 00h às 01h10
5ª - Mocidade Independente de Aparecida - 01h20 às 02h30
6ª - Grande Família - 02h40 às 03h50
7ª - Vitória Régia - 04h às 05h10
8ª - Dragões do Império - 05h20 às 06h30
De acordo com o secretário de Cultura e Economia Criativa, Marco Apolo Muniz, os desfiles no Sambódromo representam a manifestação do sentimento de quem vive o Carnaval.
“São espetáculos levados para a avenida que foram pensados e produzidos envolvendo as comunidades, fazedores de cultura e toda a cadeia produtiva do Carnaval. Os desfiles trazem a fusão do ritmo popular com a criatividade e a cultura brasileira, gerando milhares de postos de trabalho e aquecendo a nossa economia”, destaca o secretário.
Ainda no Sambódromo, no dia 5 de fevereiro, será a apuração das notas das escolas de samba: 10h do acesso A e B e, 14h, do grupo especial.
Guarda-chuva de ações
Dando continuidade à programação do Carnaval na Floresta 2024, o Carnaboi e os esquentas da festa que abre a temporada bovina, acontecem no Centro de Convenções Studio 5, no Distrito Industrial, com entrada gratuita. Portanto, os esquentas do Carnaboi acontecem de 5 a 7 de fevereiro, na plenária do Studio 5, das 19h às 23h30. E a festa propriamente dita, o Carnaboi 2024, será nos dias 9 e 10 de fevereiro, das 19h às 2h30, no pavilhão do centro de convenções.
As ruas da cidade e os municípios também se vestem de folia. Por meio de edital, 51 blocos de Carnaval de pequeno, médio e grande porte, na capital e interior, foram contemplados com o apoio cultural do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
Contribuindo com a descentralização das ações carnavalescas, pelo segundo ano consecutivo, a zona Norte de Manaus recebe o Carnaval do Povão, no Parque Mindu Norte, no Novo Aleixo. Do dia 9 a 11, se apresentam na alameda Alphaville, as escolas do grupo experimental do Carnaval de Manaus.
A programação completa poderá ser acessada no Portal da Cultura (cultura.am.gov.br), onde serão feitas as atualizações semanais, bem como um roteiro dos blocos de carnaval de rua e as atrações musicais dos eventos citados.
livros literatura doação manaus ufam vagas oportunidade amazonas manaus educação cetam manaus educação oportunidade iel amazonas decoração largo de são sebastião manaus natal 10ª edição do Amazônia (Fi)Doc manaus cinema filme amazonas diego bauer investigação policia federal brasil jair bolsonario compra oportunidade manaus amazonas ads peixe feira economia exportação alemanha manaus amazonas discriminação procon am manaus amazonas amazonas festival de parintins parintins boi garantido
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris. But I must explain to you how all this mistaken idea of denouncing pleasure and praising pain was born and I will give you a complete account of the system, and expound the actual teachings of the great explorer....