A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado Amazonas (Fapeam) está com inscrições abertas para o Programa Ciência na Escola (PCE), Edital Nº 002/2024. As inscrições seguem até 18 de março de 2024, às 17h. Podem participar professores da educação básica da rede estadual e municipal de Manaus, professores de escolas estaduais do interior do estado e professores da rede municipal de ensino do município de Tefé (distante 523 quilômetros de Manaus).
Para a Chamada estão previstos investimentos de mais de R$ 5 milhões oriundos do tesouro estadual para apoiar até 700 projetos de pesquisa.
Os projetos devem ser submetidos em formulário online específico e enviadas por meio eletrônico, via Sistema de Gestão da Informação da Fapeam (SigFapeam), disponível no endereço eletrônico: http://www.fapeam.
Para acessar o formulário, o proponente deverá utilizar seu login e senha previamente cadastrados. Novos usuários deverão realizar o cadastro no banco de pesquisadores da Fapeam. Além do envio do formulário online, a submissão da proposta requer a apresentação de documentação complementar a ser anexada à plataforma SigFapeam.
Dos 700 projetos a serem apoiados pelo Programa, 250 propostas serão de professores de escolas estaduais do interior do Amazonas; 240 projetos de escolas estaduais e municipais de Manaus e 10 projetos de escolas municipais de Tefé.
O Programa visa apoiar a participação de professores e estudantes do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental, da 1ª à 3ª série do Ensino Médio e suas modalidades: educação de jovens e adultos, educação escolar indígena, atendimento educacional específico e Projeto Avançar, em projetos de pesquisa a serem desenvolvidos em escolas públicas estaduais sediadas no Amazonas e municipais de Manaus ou Tefé.
Sobre o Programa Ciência na Escola
O Programa Ciência na Escola é uma ação criada pela Fapeam direcionada à participação de professores e estudantes de escolas públicas estaduais do Amazonas e municipais de Manaus ou Tefé em projetos de pesquisa científica e de inovação tecnológica a serem desenvolvidos na educação básica e suas modalidades.
Dos projetos participam professores e estudantes do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental, da 1ª à 3ª série do Ensino Médio e suas modalidades: educação de jovens e adultos, educação escolar indígena, atendimento educacional específico e Projeto Avançar.
longa-metragem cinema Cine Carmen Miranda filmes amazonas manaus oportunidade estagio Secretaria de Cultura e Economia Criativa manaus cultura do amazonas amazonas papa vaticano conclase internacional votação Ginasta Rebeca Andrade prêmio Laureus conquista violencia crime investigação menor de idade amazonas manaus fundação amazônia sustentável papa francisco papa amazônia FAS vaticano jorge e mateus cultura manaus amazonas show torcida azul e branco parintins album lançamento touro negro caprichoso Peru manaus lima Ana Paula atletata amazonas comida de boteco cultura comida gastronomia manaus amazonas