O serviço de inserção de Dispositivo Intrauterino (DIU) está sendo ofertado para moradoras em situação de rua de Manaus através do "Consultório na Rua". O procedimento gratuito está disponível para este grupo desde o segundo semestre de 2023.
Para quem desejar receber o contraceptivo, é necessário fazer testes, dentre os quais estão a detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e de gravidez. Em seguida, passa por uma anamnese, uma conversa entre a equipe e a paciente, a fim de esclarecer dúvidas e dar orientações sobre o método contraceptivo.
Após essa etapa, a usuária também assina o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, documento que informa estar ciente dos aspectos que envolvem a inserção do DIU.
O acompanhamento da paciente é feito no período de 30 a 40 dias após inserção, depois semestral e anualmente.
O Consultório na Rua fornece medicação e absorventes para os períodos menstruais, já que o DIU pode aumentar o fluxo da menstruação e as cólicas nos primeiros meses. Também há oferta de medicação trimestral (disponível no SUS), para aquelas que podem e desejam dar uma pausa na menstruação e reduzir o desconforto inicial.
manaus Amazonas Food Festival amazonas banda Raimundos lider religioso amazonas operação mateus aliciamento de menor investigação pc-am manaus cronograma cetam manaus aulas ead amazonas ditadura no Amazonas mpf ruas amazonas predios manaus manaus projeto ct transformação amazonas capacitação onça natureza amazonas filhotes meio ambiente manaus periodo defeso amazonas manaus peixe tambaqui tce-am amazonas Yara Amazônia Lins manaus Assembleia Legislativa do Amazonas vacinação gratuita amazonas manaus Millennium Shopping Dia Mundial da Saúde manaus natação reeducação aquática esporte amazonas