Com o objetivo de garantir maior rapidez no resgate de vítimas em áreas de difícil acesso, o Departamento Integrado de Operações Aéreas (Dioa), da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Amazonas (SSP-AM), adquiriu para o treinamento, a Plataforma de Simulação de Rapel da Aeronave. O equipamento é o único entre a segurança pública do Brasil.
O tripulante operacional, tenente Tiago Braga, explicou que os operadores irão realizar o treinamento diariamente, simulando situações de alta complexidade. Os exercícios serão realizados por todos os servidores da equipe operacional do Dioa.
“Hoje, o Dioa possui essa plataforma de rapel simulando o desembarque feito em uma aeronave. Além disso, fizemos também a aquisição de um guincho que é para simular tanto a infiltração de militares em áreas de difícil acesso como também o resgate e remoção de feridos em áreas de selva, áreas remotas e áreas em que a aeronave não tem a possibilidade de pousar, e nós vamos precisar realizar a extração utilizando esse guincho”, disse.
Para o tenente, a plataforma e o guincho são uma grande conquista para o policiamento aéreo do Amazonas. “Antes da utilização do guincho, utilizávamos uma técnica chamada “McGuire” essa técnica deixava o tripulante e a vítima muito exposta nas condições do tempo. Com esse treinamento, a gente elimina esse risco de suspensão da vítima e do tripulante no cabo, e realizamos o içamento dos dois, embarcando na aeronave e levando para o seu local de destino”, explicou o tenente.
Treinamento
O tenente Tiago Braga explicou o passo a passo do treinamento que os tripulantes do Dioa irão realizar diariamente para garantir rapidez e eficiência no resgate de vítimas.
“Primeiramente a aeronave vai chegar ao local e vai fazer o desembarque do tripulante operacional pelo rapel. O tripulante vai equipar a vítima na maca, e dependendo das condições da vítima será a máquina ou o triângulo de resgate que será utilizado. Após isso, a aeronave vai pairar sobre o local, irá realizar a descida do guincho, e depois a extração que é subindo a vítima e o tripulante até embarcar na aeronave e abandonar o local”, disse.
investigação jair bolsonario policia federal brasil oportunidade feira manaus compra peixe amazonas ads economia alemanha manaus amazonas exportação manaus procon am discriminação amazonas amazonas festival de parintins parintins boi garantido OAB-AM Jean Cleuter Simões Mendonça amazonas oab manaus esporte amazonas manaus Projeto Voo Campeão amazonas cultura expoartes artesa manaus Festival Nema amazonas show manaus led denuncias black friday procon-am amazonas manaus
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris. But I must explain to you how all this mistaken idea of denouncing pleasure and praising pain was born and I will give you a complete account of the system, and expound the actual teachings of the great explorer....