Boi Caprichoso é o mais querido do povão no Sul do Brasil



O Boi Caprichoso transformou o Teatro Positivo em Curitiba (PR) na arquibancada do Bumbódromo durante a segunda noite do Festival de Artes Cênicas. No Festival de Parintins, são conhecidas as declarações de amor do torcedor pelo Boi Caprichoso. 

No Festival de Curitiba, o amor de torcedores vindos de vários lugares da região confirmou o Boi Negro de Parintins como o mais querido do povão.


Rafael Jaime e a filha Alice Jaime percorreram 240 quilômetros de distância vindos da cidade de Jaguariaíva, norte do estado do Paraná, para conhecer o elenco do Boi Caprichoso que participa do Festival de Curitiba. Ele se hospedou no mesmo hotel onde estão as atrações do evento.


“Espero esse encontro há mais de 20 anos. Minha paixão começou em 2003, quando fiz um trabalho escolar e, de lá para cá, só foi aumentando. Hoje realizo um sonho, pois o Caprichoso é um sentimento que não tenho palavras para expressar”, afirma.


Aline Ruiz Roque tem na pele a marca da sua paixão. Ela já morou no Amazonas e sua paixão pelo Boi Caprichoso é o orgulho que ela mostra para todo mundo por meio de sua tatuagem. “Minha paixão pelo Caprichoso está eternizada, vai comigo por onde eu vou”, disse ela, que já apresentou o Boi da Estrela para a amiga Suzana Bernardino.


Já o amazonense Fábio Cassiano viveu a experiência de ser dançarino, cênico e Raça Azul e há sete anos estava distante do seu boi. Emocionado, ele disse que está muito orgulhoso de receber o Boi Caprichoso em Curitiba. “O Caprichoso é para mim um sentimento inexplicável. A emoção ela aflora porque aqui a cultura é bem diferente”, destacou.


Artistas encantados

Atores, atrizes, artistas de vários lugares do Brasil que participam do Festival de Curitiba estão encantados com o Festival de Parintins. Nany People, que apresentou a primeira noite do espetáculo, destacou a participação dos bumbás de Parintins como um momento histórico.


A atriz Júlia Rabello se demonstrou encantada com o Festival de Parintins. Ela conversou com o presidente do Conselho de Arte, Ericky Nakanome, a cunhã-poranga Marciele Albuquerque, a porta-estandarte Marcela Marialva e a Sinhazinha Valentina Cid. “Tenho muita vontade de conhecer essa festa, vocês estão de parabéns pelo lindo trabalho de divulgação da cultura do norte”, disse ela.


O humorista Fábio Porchat também parabenizou os integrantes do Boi Caprichoso. Ele reafirmou a importância do Brasil conhecer o Festival de Parintins.


Apresentação

Os torcedores citados acima estiveram presentes na segunda noite de apresentação do Boi-Bumbá Caprichoso no Festival de Teatro de Curitiba. O bumbá levou as melhores toadas do Festival de Parintins ao Teatro Positivo, o maior de Curitiba. Com a performance bicampeã de Edmundo Oran, Patrick Araújo, Alexandre Azevedo, Marciele Albuquerque, Marcela Marialva e Valentina Cid, o Boi Caprichoso mais uma vez foi ovacionado pelo público presente.


Para o diretor Carlos Kaita, o boi negro da Amazônia, além da mensagem de resistência e defesa dos povos da floresta, também tenta mostrar no maior festival de artes cênicas da América Latina a grandiosidade dos espetáculos do Caprichoso.


Marlice Dantas Santana se emocionou bastante ao assistir depois de vários anos o seu boi na cidade que escolheu para morar. “Foi uma emoção muito grande, nunca imaginei que fosse sentir essa sensação aqui em Curitiba. É surreal. Estou em êxtase”, concluiu.

Fonte: com informações da assessoria de imprensa