A participação amazonense no 32º Festival de Curitiba – maior festival de artes cênicas da América Latina – inclui folclore, dança e teatro em 2024. Três espetáculos distintos representam a arte amazonense no festival, marcando uma das maiores participações do estado no evento.
O Corpo de Dança do Amazonas (CDA), Corpo Artístico do Governo do Amazonas, mantido por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, se apresenta no próximo sábado e domingo (30 e 31) com o espetáculo “TA | Sobre ser grande”, que tem no universo e os valores dos povos indígenas da etnia Tikuna seu objeto de pesquisa e fonte de inspiração.
“Na língua Tikuna, ‘Ta’ significa grande. O espetáculo aborda o universo dos Tikunas, uma etnia muito rica em cultura, e dos povos originários, dos grandes ensinamentos dos povos indígenas”, explica Mário Nascimento, diretor e coreógrafo do CDA.
De acordo com Nascimento, a cultura Tikuna fala muito da grandeza e beleza da floresta e dos rios. “O espetáculo é como se fosse uma tribo indígena originária no futuro”, define. “Em cena, não é mostrado um povo submisso. É um povo forte, poderoso. Com poderes acima da maioria das pessoas”, define.
Mário Nascimento também quis mostrar a relação simbiótica que os povos originários têm com a natureza. “Eles dominam as alquimias e a magia das florestas. São povos grandes e nós precisamos deles. Eles são o principal elemento de preservação das florestas e dos rios”, diz o coreógrafo. “Se destruirmos as florestas, os rios e os povos originários, perderemos todos os vestígios de nossa humanidade”, conclui.
Tráfico de mulheres
Nos dias 02 e 03 de abril é a vez espetáculo musical “Cabaré Chinelo”, da companhia Ateliê 23, representar o teatro amazonense no 32º Festival de Curitiba com a obra sobre as mulheres vítimas de tráfico internacional e sexual no período da Belle Époque, na capital do Amazonas.
O espetáculo chega repaginado a Curitiba. Entre as novidades está o figurino assinado por Eric Lima, com assistência de Andira Angeli e apoio de Sarah Margarido. A nova roupagem de “Cabaré Chinelo” foi apresentada no Teatro Amazonas em duas sessões no dia 22 de março
“Sem perder a identidade de cada personagem, a nova proposta cria uma atmosfera interna de cabaré ainda mais exacerbada, onde o espectador observa mais a vulnerabilidade de cada mulher”, explica Eric Lima. “O documental dos jornais está mais aparente na construção dos detalhes, tudo que casará muito bem com a nova maquiagem”.
Mudanças
A atriz Bruna Pollari, que interpreta Maria na peça, destaca que o “Cabaré Chinelo” mostra renovação a cada processo e, desta vez, apresenta mais uma personagem em cena.
“É a Emiliana, vivida pela atriz Emily Danali, uma mulher viúva que chega ao cabaré, com um enredo importante numa combinação do fanatismo religioso e a opressão às mulheres”, pontua Bruna Pollari. “A estreia dela foi uma surpresa, somente três pessoas do elenco sabiam e foi uma surpresa interessante porque estamos sempre nos renovando”.
Andira Angeli, a Antonieta, afirma que está ansiosa para experimentar as mudanças e acompanhar a receptividade do público em teatros lotados em Manaus e outras cidades.
“Quero estar em cena, emprestando a minha loucura para Antonieta para dar voz a essas mulheres em um espetáculo que está fazendo história na cidade e no teatro amazonense”, comenta a atriz.
Caprichoso e Garantido
O folclore amazonense está representado pelo show inédito “Caprichoso e Garantido: O duelo da Amazônia”, cuja última apresentação será realizada na noite desta quarta-feira (27/03). Os bumbás de Parintins também se apresentaram para a plateia curitibana na segunda (25/03) e terça-feira (30/03).
Durante o espetáculo, Garantido e Caprichoso convidam o público para uma imersão no Festival de Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus), promovido pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
policia federal jair bolsonario brasil investigação peixe oportunidade ads compra amazonas manaus feira economia exportação manaus alemanha amazonas amazonas discriminação procon am manaus boi garantido amazonas parintins festival de parintins OAB-AM amazonas manaus oab Jean Cleuter Simões Mendonça manaus Projeto Voo Campeão esporte amazonas artesa manaus expoartes cultura amazonas amazonas Festival Nema show manaus led black friday denuncias procon-am manaus amazonas
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris. But I must explain to you how all this mistaken idea of denouncing pleasure and praising pain was born and I will give you a complete account of the system, and expound the actual teachings of the great explorer....