A Faculdade Santa Teresa (FST) está com inscrições abertas para o workshop “Cinema e Psicanálise: Um Debate sobre a Saúde Mental”. O evento, que tem o propósito de discutir o tema sob uma perspectiva psicanalítica, é promovido pelo Departamento de Cursos Livres do Grupo Fametro e destinado aos estudantes da área da saúde, acadêmicos de Psicologia e demais interessados no tema.
As atividades serão realizadas nos dias 6 e 13 de abril, das 9h às 13h, na sede da FST, na rua Acre, Nº 2.000, Vieiralves, bairro Nossa Senhora das Graças, zona centro-sul de Manaus.
Dois filmes serão apresentados, mostrando os problemas enfrentados na contemporaneidade. São eles: “Por Lugares Incríveis” (2020) e “100 Medos” (2022). Ambos abordam transtornos mentais, como depressão e ansiedade, de maneiras diferentes, mas igualmente significativas quando vistos sob a lente da psicanálise.
O workshop será ministrado pela professora e responsável técnica da Clínica Escola de Psicologia da FST, Juliana Coutinho Borges. Ela é psicóloga há mais de 25 anos, atua nas áreas de psicodiagnóstico e teorias da personalidade. É especialista em Saúde Pública, Essential Master Coaching, mestra em Psicologia e finalista na especialização em Neuropsicologia.
Juliana Borges destaca que o workshop tem como objetivo desenvolver debates sobre assuntos cotidianos abordados nos filmes e evidenciar os modos de constituição das subjetividades no mundo contemporâneo e as suas aproximações com o cinema. “Em cada filme, vamos discutir não só sobre psicanálise, mas sobre a saúde mental, em correlação com as outras áreas afins, como a educação e a saúde. É uma forma de ajudar a ampliar o conhecimento da sociedade sobre as patologias mentais”, observa.
Sobre os filmes
Dois jovens prestes a escolher a morte despertam um no outro, a vontade de viver. Essa é o fio condutor de “Por Lugares Incríveis", baseado no livro de Jennifer Niven, em que os protagonistas Violet Markey e Theodore Finch enfrentam seus próprios desafios internos. Finch luta contra um transtorno bipolar não diagnosticado, enquanto Violet sobre a culpa pela morte da irmã em um acidente de carro. Com essa relação, o filme explora temas como perda, isolamento social e a busca pela identidade e aceitação.
Já “100 Medos”, dirigido por Andrea Jublin, é um filme italiano que retrata a vida de uma jovem com transtorno de ansiedade em busca de superar seus maiores medos. O título original, ‘Per Lanciarsi dela Stelle’, que em tradução livre pode ser interpretado como “Lançar-se das estrelas”, gera uma sensação de ousadia e determinação em superar os desafios da vida como à saúde mental.
A psicóloga explica que o cinema como ferramenta é uma maneira de caracterização das questões sociais implícitas na sociedade. “Existe muita curiosidade em torno desse assunto, ao mesmo tempo que ainda existe preconceito, mitos e crenças sobre a doença x saúde mental. Por isso, o cinema pode ser uma forma representativa de como a sociedade vê, percebe e entende tanto a doença como a saúde mental”, comenta.
A coordenadora de Cursos Livres do Grupo Fametro, Joziane Mendes ressalta a importância de promover a discursão entre estudantes e profissionais da área da saúde sobre os filmes atuais, de forma crítica, reflexiva e técnica, a partir da psicanálise. “Ambos os filmes oferecem uma oportunidade única de explorar as complexidades dos transtornos mentais, dando ainda uma compreensão mais profunda da experiência da depressão, ansiedade e outras manifestações da natureza humana”, acrescenta.
O workshop é o primeiro de uma série com o tema, a ser debatido a cada semestre. Contempla certificação de 30 horas complementares e carga horária de 15h (6h presenciais e 9h de atividades orientadas). O investimento é de R$ 80 para os alunos da FST e R$ 100 para o público externo. Para participar, basta se inscrever pelo link https://cpjur.com.br/curso/
literatura livros ufam doação manaus vagas manaus educação cetam oportunidade amazonas iel educação oportunidade manaus largo de são sebastião manaus natal decoração amazonas amazonas manaus 10ª edição do Amazônia (Fi)Doc diego bauer cinema filme brasil investigação jair bolsonario policia federal feira amazonas manaus ads oportunidade compra peixe alemanha manaus amazonas exportação economia manaus amazonas discriminação procon am amazonas boi garantido parintins festival de parintins
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris. But I must explain to you how all this mistaken idea of denouncing pleasure and praising pain was born and I will give you a complete account of the system, and expound the actual teachings of the great explorer....