Máquinas de autoatendimento são instaladas em terminais de Manaus para recarga do PassaFácil

Duas máquinas de autoatendimento (ATM) foram instaladas, nesta terça-feira (16), nos Terminais de Integração 1 e 2, ambos localizados na Zona Sul de Manaus. Os usuários do transporte coletivo poderão usar os totens para fazer recarga do PassaFácil com pagamento por meio da chave PIX ou cartão de débito.


Segundo o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), a previsão é que até o final de junho as ATMs estejam presentes em todos os terminais e estações de transferência da capital, além do posto de venda do Sinetram, localizado na Universidade Federal do Amazonas (Ufam).



Ainda de acordo com o instituto, a iniciativa visa tornar o sistema de bilhetagem eletrônica uma ferramenta acessível com ofertas para pagamentos digitais que dispensam o troco e a circulação do dinheiro a bordo.


“Estamos empenhados em aumentar a segurança e a facilidade de uso dos nossos serviços de transporte. Com a remoção do dinheiro físico, observamos uma queda notável nos assaltos aos ônibus”, explicou o diretor-presidente do IMMU, Paulo Henrique Martins.


Confira o passo a passo de como usar os totens:



  • Usuário se identifica com o número do CPF;
  • Escolhe o cartão PassaFácil que deseja abastecer;
  • Logo em seguida, escolher a forma de pagamento;
  • Conclui a operação.
  • Ao lado de cada ATM também foi instalado um equipamento de validação, semelhante aos dos ônibus, onde é possível validar o crédito logo após a compra.


Sistema em teste


O diretor-presidente do IMMU, Paulo Henrique, também destacou que há um sistema em teste para aceitação de cartão de crédito e débito direto no validador do transporte coletivo.


“Estamos realizando testes para permitir o uso direto de cartões de crédito e débito nos validadores dos ônibus. Esse novo sistema simplifica o acesso ao transporte público, tornando-o mais conveniente e rápido, especialmente para aqueles que não são usuários frequentes dos ônibus. A implementação desse sistema será uma grande melhoria para a mobilidade urbana em Manaus”, finalizou.

Fonte: com informação da assessoria de imprensa