A segunda edição do Festival Literário do Centro (Flic), que tem apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, começa na sexta-feira (26), a partir das 19h, no Centro Cultural Casarão de Ideias (CCCI), rua Barroso, no Centro. O festival, com programação gratuita e diversa até o domingo (28), visa popularizar o livro, tornando-o um instrumento de acesso às informações e ao conhecimento.
Na sexta-feira, a partir das 19h, a galeria do Casarão de Ideias receberá a instalação ‘Uma Poética da Leitura’. E no sábado (27/04), das 14h às 16h, o Casarão recebe a escritora Myriam Scotti com a oficina ‘Crônicas Literárias’. A partir das 17h, Jarid Arraes, Amara Moira, Debora Barcelar e Sony Ferseck se reúnem para a roda de conversa ‘Reconfigurando As Narrativas’, mediada por Jaúna Gordiano. Ainda no sábado, a partir das 20h, na Livraria da Barroso, localizada na expansão do Casarão de Ideias, haverá lançamentos de obras.
Segundo o diretor do CCCI, João Fernandes, o Flic de 2023 contou mais de 8.500 visitantes, o que referendou esta segunda edição. “O festival foi muito bem recebido pela população de Manaus. Ficou claro que existe uma demanda no que diz respeito à literatura, e a leitura precisa ser incentivada, assim como possibilidade de espaço para novos autores e o intercâmbio com profissionais de outros estados”, comenta Fernandes, idealizador do evento.
Ocupação
No domingo (28/04), último dia do Flic, a rua Barroso será ocupada com uma série de atividades, a partir das 16h. No local, o público poderá encontrar uma estrutura que abrigará 20 autores lançando suas obras a cada uma hora, feira criativa e um espaço gastronômico. Às 16h30, Jarid Arraes e Sony Ferseck participam da mesa-redonda ‘A Escrita Sob a Ótica do Corpo Feminino’, mediada por Myriam Scotti.
E às 18h30, Amara Moira e Renan Quinalha participam da mesa-redonda ‘Literatura Brasileira Por Um Olhar Trans/Viado’, com mediação de Aritana Tibira. Às 20h, será promovida a mesa-redonda ‘Festas Populares e Seu Registro Para A Literatura Brasileira’, com Allan Rodrigues e Diego Omar, com mediação de Bia Calheiros.
E para finalizar a programação do Flic 2024, às 21h30, haverá o show ‘Tem Festa no Terreiro: É Boi-Bumbá’, com a banda Nação Bumbás, além as levantadoras de toadas Márcia Siqueira (Garantido) e Mara Lima (Caprichoso).
torcida azul e branco lançamento album touro negro caprichoso parintins amazonas Peru Ana Paula atletata lima manaus comida cultura gastronomia amazonas comida de boteco manaus Champions League das Américas brasil basquete boca juniors flamengo vitória conquista Doriandson Talmaturgo New Breed Jiu-Jitsu Federation medalha de ouro Amazonense peixe amazonas venda de peixe em manaus manaus consumo de peixe semana santa Wilson Lima manaus amazonas Segurança Pública do Estado reajuste amazonas manaus cinema cultura lgbt arte amazonas cultura manaus música Festival Zero 92 manaus indigenas livraria valer conversa amazonas cultura