O Cineteatro Guarany será palco de mais uma edição da Mostra de Cineastas Amazonenses, neste sábado (04/05), a partir das 18h30, realizada pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, com o objetivo de facilitar o acesso à cultura por meio do audiovisual.
A programação conta com produções de cineastas regionais, abrangendo cinco curtas-metragens com gêneros de comédia, suspense e documentário. A exibição é aberta a todos os públicos, com classificação indicativa para maiores de 16 anos.
Segundo o cineasta e organizador Márcio Nascimento, nesta edição, a Mostra Jovens Cineastas exibirá os curtas metragens “Óculos”, “60 Segundos”, “Voltei”, “Puga” e “A Flor da Pele”. Tais obras foram produzidas durante a atividade motivacional Cinema de Bolso, com apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, em março deste ano, no Cine Teatro Guarany. Os curtas têm duração média de 1 a 3 minutos.
A oficina ofereceu noções de captação de imagens, planos cinematográficos e edição utilizando o aparelho de celular. “O cineteatro Guarany não é apenas um local de exibição, mas também tem servido como uma fonte de motivação para jovens cineastas” disse o cineasta.
Recentemente, uma série de atividades voltadas para o segmento de audiovisual foram promovidas no espaço cultural. “Na semana anterior houve uma iniciativa para ensinar os fundamentos do roteiro cinematográfico, seguida por uma atividade de produção de curtas-metragens”, conta Mário, acrescentando que muitos alunos que participaram dessas oficinas já estão aplicando o que aprenderam, produzindo seus próprios roteiros e filmes.
O organizador expressa com satisfação: “É muito gratificante ver que os alunos estão se empenhando, se dedicando, e aplicando o que estão aprendendo nas próprias produções deles.” conclui Mário.
Filmes da Mostra
60 segundos (2024) – Direção: Rafael de Oliveira e Lucas Simões
Sinopse: A angústia de um rapaz em esperar seu amigo, revela uma grande surpresa.
Voltei (2024) – Direção: Umaia Smail
Sinopse: Uma entrevista mal sucedida revela fatos marcantes de um passado um pouco duvidoso.
Puga (2024) – Direção: Thiago Jesus
Sinopse: Uma visita ao museu leva uma experiência diferente a uma garota um tanto quanto curiosa pelo passado.
À Flor da Pele (2024) – Direção: André Diniz e Helen Vitória
Sinopse: Um belo jardim, uma bela garota, qual será o segredo por trás de tão formosas e perfumadas flores.
Óculos (2024) – Direção: Jonas Neves e Anne France
Sinopse: Mostra o desespero de uma senhora por seu óculos desaparecido.
Curtas de cineastas convidados
A Dor Fantasma (2023) – Direção: André Diniz
Pequei Senhor (2023) – Direção: André Diniz
Depressão (2021) – Direção: Jessica Motta
Tudo começa no Banheiro (2020) – Direção: Jéssica Motta e Robson Ney
Caso Betão (2024) – Direção: Umaia Ismail
Encontro das águas (2023) – Direção: Thiago Jesus
Dia Mundial da Criatividade wcd manaus manaus amazonas espetáculo amazonas diário das marias manaus amazonas mulheres manaus projeto empoderaELA amazonas aeroporto de manaus viagem manaus apagão energia elétrica sem energia amazonas manaus Amazonas Food Festival manaus amazonas banda Raimundos amazonas investigação pc-am manaus lider religioso operação mateus aliciamento de menor cronograma aulas amazonas manaus cetam ead amazonas ditadura no Amazonas manaus ruas mpf predios manaus amazonas capacitação transformação projeto ct