Neste sábado (18/05) , às 14h, no Centro Cultural Palácio da Justiça (CCPJ), acontece a inauguração da quarta edição da exposição ‘Memórias da Loucura: Reflexão e Arte na Luta Antimanicomial’. O evento é uma realização do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e reúne cerca de 48 obras criadas por pacientes do Hospital Colônia Eduardo Ribeiro, entre 1985 e 1990.
Idealizado por Monique Marie Rothen, Rosangela Aufiero e Socorro Refkalefsky, o projeto visa trazer à tona a discussão sobre a saúde mental e a luta antimanicomial.
A exposição conta com uma programação rica e diversificada, que inclui exposições de obras e rodas de conversas. Toda programação é voltada para a discussão de temas que envolvem saúde mental e conta com a presença de profissionais da área.
Resgate
Rosangela Aufiero, que faz parte do movimento social Frente Ampliada em Defesa da Saúde Mental e Luta Antimanicomial do Amazonas, e também é psicóloga, tendo trabalhado durante 22 anos no Hospital Psiquiátrico Colônia Eduardo Ribeiro, destacou a importância de preservar estas obras.
“Nos anos 80, pacientes internos, assessorados por uma equipe de artistas, criaram essas peças que hoje são resgatadas e exibidas ao público para evitar que se percam como muitas outras já se perderam”. afirma Rosângela.
Ela narra sua experiência pessoal, ressaltando a necessidade e importância de dar visibilidade a essas obras que carregam histórias e vivências significativas.
Reflexão e Debate
A exposição não só exibe arte, mas também propõe uma profunda reflexão sobre os modelos de tratamento da saúde mental, desde a institucionalização nos manicômios até os tratamentos modernos.
"Estamos no século da saúde mental", afirma Rosângela, destacando que antes falar sobre ansiedade e depressão era um tabu. Hoje, a exposição incentiva o público a refletir sobre os manicômios, que podem existir tanto fisicamente quanto dentro das mentes das pessoas, e procurar por saídas de suas dores e medos.
O Filme e Outras Atividades
Uma das grandes novidades desta edição é a produção de um filme sobre a exposição e que será exibido em looping durante o evento. Este filme, produzido com a colaboração da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, valida a importância das obras, além de contar com a contribuição do atual curador das obras, Turenko Beça, e o primeiro curador, Ottoni Mesquita, ambos reconhecidos artistas, que contribuem para a narrativa e valorização das obras expostas.
As atividades paralelas, que incluem rodas de conversa a cada 15 dias, aos sábados, proporcionam uma oportunidade para debates aprofundados com movimentos sociais ligados à saúde mental. Estes encontros têm como objetivo ampliar a compreensão,sensibilização e conhecimento sobre os desafios e avanços na área.
A quarta edição da exposição ‘Memórias da Loucura’ se apresenta como um espaço de arte, memória e diálogo, crucial para repensar e melhorar o cuidado e o tratamento da saúde mental em nossa sociedade. Não perca a oportunidade de agraciar este evento de grande importância e relevância para todos da sociedade.
Programação Detalhada:
18/05 - Abertura da Exposição Memórias da Loucura
01/06 - Roda de conversa: “Amazonas, do CPER aos CAPS, desafios e perspectivas” das 9h às 11h
15/06 - Apresentação do Maracatu Quebra Muros do Centro de Atenção Psicossocial CAPS III, Silvério Tundis, das 9h às 11h.
29/06 - Roda de conversa: “Promover e cuidar da saúde mental dos povos da Amazônia” das 9h às 11h
13/07 - Roda de conversa das 9h às 11h
27/07 - Roda de conversa das 9h às 11h
10/08 - Roda de conversa das 9h às 11h
manaus ufam livros doação literatura cetam vagas oportunidade manaus amazonas educação manaus oportunidade iel educação manaus largo de são sebastião natal amazonas decoração diego bauer manaus 10ª edição do Amazônia (Fi)Doc amazonas cinema filme jair bolsonario brasil policia federal investigação feira oportunidade amazonas ads peixe manaus compra economia exportação alemanha manaus amazonas amazonas manaus discriminação procon am parintins amazonas boi garantido festival de parintins
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris. But I must explain to you how all this mistaken idea of denouncing pleasure and praising pain was born and I will give you a complete account of the system, and expound the actual teachings of the great explorer....