Manaus se prepara para uma experiência singular através do espetáculo circense contemporâneo “Ybatinga – Narrativas Acrobáticas”. Com cinco dias de apresentações marcadas, o espetáculo estreia dia 22 de maio, oferecendo uma reflexão profunda sobre nossas escolhas e a relação com o planeta que habitamos. A palavra Ybatinga, de origem Tupi, significa “nuvem”, e assim como uma nuvem, este espetáculo se molda e se adapta, explorando as transformações e metamorfoses da existência humana.
“Ybatinga traz toda a potência disruptiva inerente à linguagem do Circo Atual. E assim é muito mais do que se imagina sobre um espetáculo de Circo. Ele incorpora uma proposta multidisciplinar que combina acrobacias, dança, teatro, música e reflexão filosófica. A abordagem do espetáculo propõe um olhar contemplativo sobre os processos de transformação, metamorfose e mutação de seres e coisas” destaca Lis Nobre, que assina a dramaturgia além da direção e da concepção da” estrutura óssea” do espetáculo, tais como coreografia e tudo o que participa da composição visual da obra.
Com o aval e total confiança da equipe do projeto formada pela idealizadora do projeto e performer, Ayla Taynã, além do suporte da equipe de produção liderada por Amanda Magaiver e Kelly Vanessa, a artista e diretora Lis Nobre expandiu e refinou o conceito inicial do projeto para criar uma obra de arte. Com um elenco formado por cinco talentosos performers especializados em diversas técnicas circenses e dois músicos compositores. Além dos performers e músicos, pelo menos dez profissionais entre equipe artística, técnica e de produção colaboram para dar vida a este espetáculo inovador.
“O espetáculo traz uma mensagem de esperança, incentivando a humanidade a assumir ações necessárias para uma mudança de paradigma em nossas relações com o planeta. Com uma base sólida de solidariedade e compreensão, ‘Ybatinga’ nos lembra que somos parte integrante do que nos rodeia, e que a transformação é um estado constante”, ressalta Lis Nobre.
Ybatinga – Narrativas Acrobáticas é um projeto contemplado no edital Funarte Retomada 2023 - Circo. O processo de criação e ensaio foi realizado em um período de dois meses, garantindo um resultado final polido. O projeto desafia as normas e explora novas perspectivas sobre a criação artística local, utilizando o poder comunicativo do circo para levantar questões urgentes sobre a cultura na região amazônica, identidade e relação com o meio ambiente.
Serão realizadas cinco (5) apresentações em locais estratégicos, para alcançar públicos distintos e dar visibilidade para a arte circense e para a habilidade dos artistas locais, sendo uma comunidade indígena, uma escola pública, uma comunidade ribeirinha da zona rural de Manaus e duas praças do centro histórico de Manaus, conforme cronograma abaixo:
22/05, quarta-feira: Escola Ruy Alencar, às 20h
23/05, quinta-feira: Comunidade Nossa Senhora de Fátima
24/05, sexta-feira: Largo São Sebastião, às 19h
25/05, sábado: Parque Rio Negro, às 19h
08/06, sábado: Espaço Uatê, às 19h
Amazonas Food Festival amazonas banda Raimundos manaus meio ambiente amazonas manaus filhotes onça natureza tambaqui periodo defeso manaus peixe amazonas manaus amazonas Yara Amazônia Lins tce-am Assembleia Legislativa do Amazonas manaus amazonas Dia Mundial da Saúde vacinação gratuita Millennium Shopping manaus amazonas esporte reeducação aquática natação amazonas manaus formando campeões atletas governo do amazonas manaus Programa RecuperaFone amazonas celulares caprichoso garantido manaus bumbás de parintins ensaios da toada amazonas exames saúde da mulher amazonas manaus