A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com os bumbás Caprichoso e Garantido, lançou, nesta terça-feira (04), a campanha de doação de sangue “Junho Azul e Vermelho – Uma doação caprichosa pode garantir a vida de alguém”.
A campanha foi lançada durante um ‘pocket show’ dos bumbás, no auditório do Hemoam. Pela primeira vez no Amazonas, o mês da doação de sangue, no âmbito estadual, também recebeu a cor azul, para incentivar e mobilizar as duas nações de bumbás parintinense.
A diretora-presidente do Hemoam, Socorro Sampaio, destacou o objetivo da campanha. “Estamos no mês da doação de sangue, e também no mês da maior festa cultural da nossa região, então, além de exaltarmos a importância do festival para toda nossa população, queremos, com essa campanha, mobilizar as duas nações, azul e vermelha, para essa causa tão importante e vital, que é a doação de sangue”, disse.
O lançamento da campanha contou com a participação das torcidas oficiais, batucada, marujada, músicos, dançarinos e os bois Caprichoso e Garantido.
“Garantido é amor, é coração, então a galera do Garantido está convocada para vir aqui ao Hemoam fazer a sua doação e salvar vidas e a galera do nosso boi vai mostrar sua força e ganhar essa competição”, garantiu o artista do boi encarnado e branco Leonardo Castelo.
“Esse momento é muito importante para que possamos nos sensibilizar e manter o Hemoam abastecido de sangue, se o sangue for azul é ainda melhor, então, galera azul, venha ser campeã também na doação de sangue”, convocou o artista azulado Edilson Santana.
Como participar
Disputa
Para participar da campanha o doador deve comparecer ao Hemoam com documentos oficiais e informar, durante o cadastro na recepção, para qual campanha deseja doar: Caprichoso ou Garantido.
Após o registro, o doador pode prosseguir normalmente para as etapas de doação e sangue.
A campanha segue durante todo o mês de junho e o resultado para saber qual galera doou mais será divulgado após o Festival de Parintins nos meios oficiais do Hemoam e na imprensa.
Quem pode doar
Para se tornar um doador basta estar com boa saúde, ter entre 18 a 69 anos e pesar mais de 50 quilos. Caso tenha entre 16 e 17 anos pode doar somente acompanhado do responsável ou representante legal.
Também é importante estar bem alimentado, ter dormido pelo menos 6h na noite anterior e estar munido de documento de identidade oficial com foto (CIN, CNH, passaporte ou Carteira de Trabalho).
manaus Amazonas Food Festival banda Raimundos amazonas investigação pc-am aliciamento de menor amazonas operação mateus lider religioso manaus aulas manaus cronograma amazonas ead cetam ruas manaus predios ditadura no Amazonas amazonas mpf capacitação manaus transformação amazonas projeto ct onça amazonas meio ambiente filhotes natureza manaus amazonas periodo defeso peixe tambaqui manaus Yara Amazônia Lins tce-am amazonas manaus Assembleia Legislativa do Amazonas amazonas Dia Mundial da Saúde Millennium Shopping manaus vacinação gratuita amazonas reeducação aquática natação esporte manaus