No "Dia Mundial do Meio Ambiente", celebrado nesta quarta-feira, 5 de junho, o biólogo Daniel Santos, embaixador no Amazonas do Instituto Lixo Zero Brasil e diretor da Damata Consultoria, alerta a população para ações relacionadas ao segmento que acentuam a desigualdade social e destaca a importância da adoção de práticas sustentáveis.
Daniel Santos avalia que é essencial reconhecer que os seres humanos não estão separados do meio ambiente. Ele enfatiza que, ao discutir questões ambientais, muitas vezes se negligencia o papel do homem nesse ecossistema, que inclui não apenas flora, fauna e recursos naturais, mas também a própria humanidade.
"Somos os únicos capazes de, significativamente, poluir e alterar o nosso meio ambiente, enquanto animais e plantas vivem em equilíbrio com a natureza", explica o biólogo. Ele destaca a fotossíntese das plantas como exemplo de um ciclo autossuficiente, que mantém a sustentabilidade ambiental.
Daniel Santos critica a prática de ignorar os impactos ambientais, citando a poluição dos igarapés em áreas urbanas de Manaus, resultado do descaso com o meio ambiente. Ele alerta que o descarte irresponsável de resíduos afeta desproporcionalmente comunidades economicamente desfavorecidas que vivem às margens de rios e igarapés.
"Essas ações refletem um preconceito ambiental evidente, onde resíduos são descartados em áreas habitadas por pessoas de baixa renda", diz ele, apontando para práticas que perpetuam desigualdades sociais e ambientais.
Para ele, a solução está em uma mudança de atitude que promova empatia ambiental e reconheça a responsabilidade coletiva pelas mudanças climáticas e outros impactos ao meio ambiente. "Precisamos agir agora, para garantir um futuro ambientalmente sustentável", conclui.
A Damata Consultoria em Meio Ambiente, criada por ele, é a única empresa do Amazonas credenciada junto ao Instituto Lixo Zero Brasil. A empresa atua na elaboração e na gestão de resíduos, de eventos, condomínios, escolas, empresas, entre outros. A Damata também atua em projetos de arquitetura, na elaboração de edificações com menor consumo de energia e de água, tornando os locais mais ventilados para que as pessoas possam ter conforto em equilíbrio com o meio ambiente.
Daniel Santos é biólogo, especialista em Gestão de Recursos Naturais e Meio Ambiente. É também especialista em Ecologia, além de embaixador, consultor e auditor do Instituto Lixo Zero Brasil, CEO da Damata Consultoria e diretor Conselheiro Tesoureiro do Conselho Regional de Biologia da 6ª Região.
manaus doação livros ufam literatura manaus vagas educação oportunidade amazonas cetam oportunidade iel manaus educação decoração amazonas natal manaus largo de são sebastião cinema filme manaus amazonas 10ª edição do Amazônia (Fi)Doc diego bauer brasil policia federal jair bolsonario investigação manaus amazonas oportunidade compra peixe ads feira alemanha manaus exportação economia amazonas discriminação amazonas manaus procon am boi garantido festival de parintins parintins amazonas
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris. But I must explain to you how all this mistaken idea of denouncing pleasure and praising pain was born and I will give you a complete account of the system, and expound the actual teachings of the great explorer....