No Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado no dia 14 de junho (sexta-feira), a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) realiza uma programação especial dedicada aos doadores que comparecerem ao hemocentro nesse dia.
A programação acontecerá das 7h às 18h, e inclui um lanche especial, corte de cabelo, sorteio de brindes e os parabéns para os doadores. “Tradicionalmente, a gente espera um grande número de doadores nesse dia. Muitos, especialmente os mais antigos, vêm para participar da programação, dos parabéns, mas também vêm para fazer a doação de sangue”, explicou a gerente de captação de doadores do Hemoam, Nívia França.
O Dia Mundial do Doador de Sangue serve para agradecer aos doadores que, por razões altruístas e solidárias, fazem doações que salvam vidas, além de ser uma data de conscientização sobre a necessidade global de sangue seguro e de como todos podem contribuir.
Junho Azul e Vermelho
No dia 4 de junho, o Hemoam lançou a campanha “Junho Azul e Vermelho – Uma doação caprichosa pode garantir a vida de alguém”, em parceria com os bois-bumbás Caprichoso e Garantido, nessa ocasião foi lançado o desafio da galera, de modo que as duas agremiações competem para ver quem será o boi com maior número de doações até o final do mês.
Para participar da campanha o doador deve comparecer ao Hemoam com documentos oficiais e informar, durante o cadastro na recepção, para qual campanha deseja doar: Caprichoso ou Garantido. Após o registro, o doador pode prosseguir normalmente para as etapas de doação e sangue.
O resultado para saber qual galera doou mais será divulgado após o Festival de Parintins, nos meios oficiais do Hemoam e na imprensa.
Quem pode doar
Para se tornar um doador basta estar com boa saúde, ter entre 18 a 69 anos e pesar mais de 50 quilos. Caso tenha entre 16 e 17 anos pode doar somente acompanhado do responsável ou representante legal.
Também é importante estar bem alimentado, ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior e estar munido de documento de identidade oficial com foto (CIN, CNH, passaporte ou Carteira de Trabalho).
manaus Amazonas Food Festival amazonas banda Raimundos pc-am manaus operação mateus amazonas aliciamento de menor investigação lider religioso amazonas cronograma manaus ead cetam aulas amazonas manaus mpf ruas ditadura no Amazonas predios capacitação projeto ct manaus amazonas transformação meio ambiente filhotes onça natureza amazonas manaus peixe manaus tambaqui amazonas periodo defeso Yara Amazônia Lins manaus tce-am amazonas Assembleia Legislativa do Amazonas Dia Mundial da Saúde manaus Millennium Shopping vacinação gratuita amazonas reeducação aquática manaus esporte amazonas natação