Um mapeamento de ações e projetos de artes, cultura e economia criativa compõem o ‘Roteiro das Artes’, revista digital lançada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Esta é a terceira edição do projeto, atualizado com os novos projetos e atrações do 57º Festival de Parintins.
A revista digital pode ser acessada pelo Portal da Cultura (cultura.am.gov.br) e pelo QRCode disponível no hall do Liceu de Artes e Ofício Claudio Santoro de Parintins, no Bumbódromo e, na Estação da Cultura, localizada na Praça da Catedral até o dia 30 de junho.
O turismólogo do Liceu Parintins, Jair Almeida, integra a equipe de profissionais envolvidos na produção do ‘Roteiro das Artes’ e afirma que a revista começa a ser idealizada logo após o festival. “Tem toda uma equipe que faz esse planejamento e no mês de agosto nós já começamos a fazer a roteirização, por onde ele vai acontecer, de que forma ele vai ser colocado em prática”, destaca Jair.
“Inúmeros artistas que não estão diretamente ligados aos trabalhos de galpões, do Caprichoso e Garantido, participam diretamente deste projeto. Então, na verdade, o roteiro das artes faz parte do circuito da cultura”, acrescentou o turismólogo.
O conteúdo online traz um resgate da história dos 36 anos do Bumbódromo e dos 10 anos do Liceu de Parintins, além da ações do Circuito Cultural: Mural Patrimônio em Festa, Parintins Galeria Cidade Aberta, Visita mediada no Bumbódromo, Estação da Cultura - Povos Criativos, Feira de Economia Criativa, Roteiro das Artes, Trio Panavueiro, Panavueiro Fest e outras iniciativas que movimentam a Ilha Tupinambarana.
Dentro da roteirização, o mural Patrimônio Cultural em Festa, assinado por Pito Silva, é uma das obras elencadas, assim como os 32 muros que compõem o projeto Parintins, Galeria Cidade Aberta.
O artista Josinaldo Matos, assina com os alunos do Liceu Parintins, o muro “Meu rio, minha rua, minha vida” e para ele, o formato digital da revista gera amplo alcance a nova geração de artistas de Parintins. “A visibilidade para o trabalho deles vai ser muito grande com o Roteiro das Artes na mídia digital. Para a gente é a valorização do nosso trabalho, é a oportunidade que o governo está dando pra mostrar o nosso trabalho, mostrar o nosso talento”, avalia o artista.
“Com a visibilidade que o governo está dando pra gente, conseguimos ter trabalho o ano todo”, finaliza Mattos, coordenador do núcleo de artes visuais e audiovisual do Liceu Parintins.
policia federal investigação jair bolsonario brasil amazonas ads compra peixe feira oportunidade manaus manaus amazonas economia exportação alemanha discriminação amazonas procon am manaus boi garantido festival de parintins amazonas parintins comissão pastoral da terra indigenas isolados investigação manipulação imagem manaus oab OAB-AM amazonas Jean Cleuter Simões Mendonça esporte manaus Projeto Voo Campeão amazonas expoartes cultura manaus artesa amazonas led show manaus Festival Nema amazonas
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris. But I must explain to you how all this mistaken idea of denouncing pleasure and praising pain was born and I will give you a complete account of the system, and expound the actual teachings of the great explorer....