O Teatro Selma Bustamante recebe, no sábado (06/07), a estreia do espetáculo teatral “Martins vale a Pena”. A obra é uma compilação de três textos do dramaturgo Martins Pena: “O Inglês Maquinista”, “O Caixeiro da Taverna” e “Quem Casa quer Casa”. A apresentação será às 20h30. O Teatro Selma Bustamante está localizado na sede da Interarte, na avenida Maceió, Adrianópolis, zona centro-sul de Manaus.
O artista Roger Barbosa assina a adaptação e a direção da obra, que é a mais nova produção da Interarte. Segundo o diretor, a escolha por peças teatrais de Martins Pena não só presta homenagem a um dos pilares do teatro brasileiro, mas também oferece uma oportunidade valiosa para explorar, compreender e apreciar a riqueza da cultura e da sociedade do Brasil por meio de uma lente histórica e crítica.
“Montar suas peças permite ao público moderno entender melhor a história e a evolução da sociedade brasileira. As peças de Martins Pena abordam questões sociais e políticas que, em muitos casos, ainda são pertinentes hoje. Ele criticava a corrupção, a hipocrisia e as desigualdades sociais de maneira humorística e acessível. Montar essas peças pode estimular a reflexão e o debate sobre questões contemporâneas similares”, explica o diretor que também estará em cena.
Além de Roger, integram o elenco: Andrey Rafael, Anilton Neto, Caio Maffioletti, Diego Caranhas, Késia leão, Larissa de Paula, Lenine Charles, Marcelo Gaeta, Marcos Auzier, Mariana Normando, Pedro Caranhas, Roger Barbosa, Tamires Andrade, Wilson do Carmo e Yohei Miura. O figurino é assinado por Larissa de Paula.
Sobre Martins Pena
Martins Pena é considerado o precursor da comédia de costumes, o mais característico dos gêneros do teatro brasileiro, e o principal autor do teatro romântico no Brasil. Nas suas peças teatrais descreveu com ironia e humor a sociedade brasileira e as suas instituições, abordando temas como casos de família, casamentos, heranças, dotes, dívidas e festas. Para construir as suas personagens inspirava-se frequentemente em gente da roça e do povo comum das cidades.
“Encenar peças de Martins Pena em 2024 é uma decisão que une a preservação do patrimônio cultural com a relevância contemporânea. Suas obras oferecem uma lente crítica e humorística para examinar a sociedade atual, promovendo a reflexão, a educação e o entretenimento. Assim, Martins Pena continua a ser uma voz importante e ressonante no teatro brasileiro”, destaca Roger Barbosa
Ingressos
O Teatro Selma Bustamante é um teatrinho de bolso com 60 lugares e fica na sede da Interarte, localizada na rua Maceió, nº 80, Adrianópolis. Os ingressos já estão sendo vendidos a um valor promocional de estreia. Informações: (92) 99112-1866
wcd manaus Dia Mundial da Criatividade amazonas manaus diário das marias espetáculo amazonas manaus manaus mulheres projeto amazonas empoderaELA viagem manaus amazonas aeroporto de manaus sem energia energia elétrica amazonas apagão manaus amazonas banda Raimundos Amazonas Food Festival manaus lider religioso operação mateus amazonas aliciamento de menor manaus pc-am investigação aulas ead cetam amazonas cronograma manaus ditadura no Amazonas predios ruas mpf manaus amazonas amazonas transformação projeto ct capacitação manaus