O Grupo In Cena, formado no Rio de Janeiro pela escola de musicais In Cena Casa de Artes e pela In Cena Produções, chega ao Teatro Amazonas, em Manaus, com dois espetáculos: o infantil “TumPaTaTum” e o adulto “República Lee – Um musical ao som de Rita”, que serão apresentados, dias 02 e 03 de novembro, com sessões às 17h e 20h, respectivamente. A In Cena, que iniciou suas atividades há quatro anos, tem direção artística de Cella Bártholo, amazonense radicada no Rio desde 2018.
No último final de semana “República Lee – Um musical ao som de Rita” estreiou em São Paulo, no Teatro Viradalata, no bairro Sumaré. O musical fica em cartaz até o dia 04 de agosto, com sessões nas sexta-feiras e sábados às 20h e domingo às 19h.
“Levar dois projetos culturais a Manaus, minha terra natal, representa um ciclo de gratidão e comprometimento com minhas raízes”, celebra Cella Bártholo. “Desde que deixei Manaus aos 16 anos, buscando realizar meus sonhos no Rio de Janeiro, minha jornada tem sido marcada por muitos desafios e conquistas na arte. Retornar com projetos que foram criados por mim não é apenas uma realização pessoal, mas também uma forma de honrar e retribuir ao lugar que me inspirou a seguir este caminho”, acrescenta a atriz, cantora e produtora.
Sobre “TumPaTaTum”
O musical infantil “TumPaTaTum” tem o objetivo de resgatar e apresentar versões atuais das antigas cantigas de roda para as novas gerações. Com texto de Tamiris Pires e Cella Bártholo, direção de Alain Catein, direção musical de Caio Loureiro e coreografias da Bella Mac, o espetáculo promove uma viagem divertida e cronológica pelos clássicos da música infantil brasileira. No repertório, estão reunidas mais de 20 canções tradicionais, como “Ciranda, Cirandinha”, “O Cravo e a Rosa”, “Marinheiro só” e “Sapo Cururu”.
A trama de “TumPaTaTum” acompanha quatro personagens – o professor Terry, a pilota Thea e os gatinhos intergalácticos Tetê e Toninho. Eles formam uma banda que viaja no espaço procurando itens do passado para que sejam preservados e nunca esquecidos no futuro. No elenco, estão Lara Mendes, Vitor Louzada, Malu Coimbra e João Alves.
“A gente reúne em cena esses quatro personagens muito carismáticos, que formam uma banda e têm essa missão de viajar pelo espaço procurando canções que não podem ser esquecidas. Eu sou muito fã de gato e quis criar personagens inspirados nos meus próprios bichanos, que participam desse lindo projeto de preservação da memória cultural brasileira”, conta a coautora da peça e diretora artística da In Cena, Cella Bártholo.
Sobre “República Lee – Um musical ao som de Rita”
Com texto e direção de Tauã Delmiro, “República Lee – Um Musical ao Som de Rita” faz um tributo ao legado da rainha do rock brasileiro, marcado pela liberdade e irreverência. A trama acompanha a história de cinco jovens, moradores de uma república na cidade de São Paulo, entre os anos de 1968 e 1969. O grupo está engajado em produzir, dentro do apartamento onde mora, um curta-metragem de ficção científica, com baixo orçamento. A trama dentro da trama é baseada em longas-metragens de sci-fi dos anos 1950, como “O dia em que a Terra Parou”, “A invasão dos discos voadores” e “O Ataque da Mulher de 15 Metros”. No elenco, estão Cella Bártholo (Jullie), Caio Nery (Caio), Rodrigo Salvadoretti (Danilo), Ingrid Klug (Sarah), Pedro Balu (Darín) e João Ferreira e Luiza Cesar (swings).
A dramaturgia do musical é embalada por canções clássicas do repertório de Rita Lee, como “Agora só falta você”, “Nem luxo, nem lixo”, “Alô, alô, Marciano”, “Desculpe o auê” e “Mutante”. “A maior inspiração do enredo foram as canções da Rita e, a partir delas, buscamos absorver o caráter disruptivo presente nas letras e melodias. Embora o espetáculo não seja uma biografia da vida da artista, os cinco personagens são desdobramentos da personalidade transgressora dela”, explica o autor e diretor Tauã Delmiro.
A comédia musical sintetiza a efervescente cena cultural paulista do final da década de 1960, que assistiu florescer o trabalho de artistas como Caetano Veloso, Gilberto Gil e Os Mutantes. “Um caldeirão de experimentos artísticos que possibilitou o nascimento da Tropicália e a construção da identidade do rock nacional, ritmo que fez de Rita Lee sua principal representante”, ressalta Cella Bártholo, que idealizou o espetáculo.
manaus semana santa venda de peixe em manaus consumo de peixe amazonas peixe reajuste amazonas Wilson Lima manaus Segurança Pública do Estado lgbt cultura cinema manaus amazonas arte Festival Zero 92 cultura manaus música amazonas conversa manaus indigenas cultura livraria valer amazonas recursos humanos manaus banco de talentos senai amazonas plataforma policia video amazonas fios de cobre manaus detran radares de velocidade Corredor Criativo da Amazônia amazonas manaus FAO ipaam manaus resgae denuncia amazonas manaus feijoada garantido caprichoso amazonas