Um banco de imagens com mais de 700 fotos da Amazônia e uma startup de impacto social, feito por e para jovens indígenas e ribeirinhos, além de fotógrafos entusiastas que vivem aqui. Essa é a ideia da empresa “Amazônia Stock”, apoiada pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), via Programa de Apoio à Inovação Tecnológica – Finep (Tecnova II), em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).
O coordenador da startup e mestre em Design de Artefatos Digitais, Ricardo Alessandro Regis Tavares, afirmou que diferentemente do mercado internacional, que utiliza taxas de administração muito altas, a plataforma eleva o valor compartilhado com os fotógrafos em 25% e compartilha 20% com as comunidades cadastradas do interior da Amazônia, que atualmente se encontram nos rios Negro e Solimões, além de comunidades do Acre. O restante do valor é reinvestido para esforço de marketing, vendas, aprimoramento da tecnologia e dos recursos humanos.
A ideia para criar a plataforma surgiu da necessidade de suprir a carência da produção fotográfica autoral na hora de criar e veicular alguma peça publicitária.
O Amazônia Stock está em operação no endereço www.amazoniastock.com.br, sendo possível adquirir fotos e, também, vendê-las. Para este último caso, basta realizar o cadastro no site, criar o perfil e subir fotos produzidas em algum lugar da Amazônia Legal.
Experiências
Os relatos sobre a experiência dos fotógrafos e comunitários ribeirinhos são bastante diversos. “Alguns jovens têm apreciado a participação por se sentirem bastante valorizados, com olhar sobre suas culturas, conhecimentos ancestrais e modo de vida. Outros sentem que com o equipamento e a plataforma, podem ter voz para suas ambições ou simplesmente para se expressarem de forma visual, por meio da arte da fotografia”, afirma Ricardo Alessandro.
Modelo de negócio social
O mercado internacional domina cerca de 80% do segmento fotográfico. Com esse modelo de negócio social e de economia criativa, a plataforma propõe um conteúdo totalmente nacional e da Amazônia, para que o valor das vendas fique no Norte do país, promovendo a economia circular.
“Ao doarmos um aparelho celular para um jovem de uma comunidade no interior da Amazônia, este equipamento irá promover a geração das fotos do acervo do site, mas também promoverá conteúdo para divulgar o artesanato, o turismo de base comunitária nas localidades, a promoção dos negócios regionais e ser fonte de acesso de conhecimento”, comenta o coordenador.
Dados da plataforma
O projeto já faturou, aproximadamente, mais de R$ 86 mil em acesso a novos recursos e vendas de fotos até o momento, desde o seu lançamento oficial no final de 2023, em apoio às oficinas de fotografia em duas novas localidades em Benjamin Constant (distante a 1.121 km da capital) e no Lago do Acajatuba, localizado em Iranduba (a 27 quilômetros da capital).
Apoio da Fapeam
“A Fapeam foi a grande apoiadora deste projeto em seu início, possibilitando o acesso aos recursos da Finep, via edital do Tecnova II. Por meio disso conseguimos montar o Mínimo Produto Viável (MVP), iniciar a validação do modelo de negócio e gerar visibilidade para o negócio que se tornou spin off de um projeto de pesquisa”, frisou.
O Programa Tecnova II visa selecionar propostas empresariais para subvenção econômica à pesquisa e desenvolvimento de processos e/ou produtos inovadores no Amazonas, que envolvam significativo risco tecnológico associado a oportunidades de mercado dentro dos temas delimitados no edital.
Portfólio de Pesquisas
Essa e outras pesquisas coordenadas por cientistas que atuam na capital e no interior do Amazonas, com o apoio do Governo do Estado, estão disponíveis no Portfólio de Investimentos e Resultados de Pesquisas do Amazonas – Vol.04, organizado pela Fapeam, sendo um total de 50 estudos já finalizados. Para saber mais acesse o link a seguir: https://l1nk.dev/fapeam-
jair bolsonario brasil policia federal investigação feira ads manaus amazonas compra peixe oportunidade alemanha economia amazonas manaus exportação procon am amazonas manaus discriminação parintins amazonas boi garantido festival de parintins manipulação indigenas isolados imagem investigação comissão pastoral da terra OAB-AM oab Jean Cleuter Simões Mendonça amazonas manaus manaus esporte amazonas Projeto Voo Campeão manaus artesa expoartes cultura amazonas amazonas Festival Nema manaus led show
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris. But I must explain to you how all this mistaken idea of denouncing pleasure and praising pain was born and I will give you a complete account of the system, and expound the actual teachings of the great explorer....