No primeiro semestre de 2024, o aplicativo “Alerta Mulher” teve um aumento em 30% em números de acionamentos para atendimentos de emergência voltados à violência contra a mulher. Esse percentual equivale a 89 pedidos de ajuda neste período. De acordo com a delegada Especializada de Crimes Contra Mulher (DECCM) da zona centro-sul, Patrícia Leão, o aumento demonstra que as vítimas estão perdendo o medo de denunciar.
“O aumento ocorre porque as vítimas estão, agora, conseguindo se identificar como vítimas. Elas estão percebendo que estão passando por um relacionamento abusivo e estão tentando romper esse ciclo de violência. Isso tem levado a um crescimento nos números de registros de crimes por violência doméstica e o Alerta Mulher é uma dessas ferramentas que tem nos auxiliado nesse combate”, ressaltou a delegada.
Atualmente, cerca de 110 mulheres são monitoradas pelo Aplicativo. Todos os acionamentos são acompanhados diuturnamente pelo Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) com apoio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc).
De acordo com o cabo Luiz Ricardo, auxiliar administrativo do Ciops, a Polícia Militar do Amazonas (PMAM), tem atuado de forma integrada para ajudar mulheres que têm medidas protetivas como quebra do ciclo de violência praticado, principalmente, pelos ex-companheiros.
“Temos atuado diuturnamente atendendo essas mulheres da melhor forma possível para manter a integridade dessas vítimas e protegê-las com todo o rigor da lei”, afirmou Luiz Ricardo.
Botão do Pânico
O botão “Alerta Mulher” é destinado às mulheres que já possuem medidas protetivas e é uma ferramenta a mais que o Governo do Amazonas disponibiliza às vítimas de violência. O acionamento pode ser realizado sempre que a vítima estiver em risco, sofrendo agressões ou qualquer outro tipo de aproximação do agressor.
amazonas venda de peixe em manaus semana santa peixe consumo de peixe manaus Segurança Pública do Estado amazonas Wilson Lima manaus reajuste cultura amazonas cinema lgbt manaus arte Festival Zero 92 música amazonas manaus cultura manaus indigenas cultura livraria valer conversa amazonas banco de talentos senai recursos humanos amazonas manaus plataforma fios de cobre detran amazonas radares de velocidade policia manaus video FAO Corredor Criativo da Amazônia amazonas manaus manaus resgae ipaam denuncia amazonas manaus feijoada caprichoso garantido amazonas