Crianças Tikuna da comunidade Wotchimaücü têm contato com a magia do cinema


 

Crianças indígenas da etnia Tikuna tiveram contato com a magia do cinema durante a exibição gratuita oferecida pelo Projeto Amazônia Cine Sol, que ocorreu na comunidade indígena Wotchimaücü de Manaus (ACW), localizada na rua São Salvador, 115, bairro Cidade de Deus. O projeto foi contemplado por edital da Lei Paulo Gustavo, executada pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

 

Os indígenas da comunidade chegaram cedo para participar da ação gratuita, que devido à empolgação da criançada, precisou ser iniciada antes do horário esperado. Logo na entrada, os participantes receberam guloseimas, pipocas e refrigerantes, para deixar a atmosfera de uma sala de cinema ainda mais real, envolvendo cheiros e sabores. 

 

A sessão aconteceu dentro da sede comunitária, no último sábado (03/05), e a magia da exibição rapidamente tomou conta de todos, que se emocionaram e gritavam a cada momento de ação do filme, surpreendendo a equipe que operacionaliza o projeto. 

 

O vice-cacique da comunidade, Bernardino Tikuna, também participou da ação e agradeceu a iniciativa do projeto, que pôde transportar sua comunidade para outra realidade durante a exibição.

 

“Iniciativas assim nos hipnotizam de maneira positiva, mesmo sentados aqui, vamos mentalmente para outros locais, e o cinema tem esse poder. Este sábado vai ficar na memória de todos aqui. Muito obrigado ao Cine Sol”, disse Bernardino Tikuna.

 

Para a idealizadora do projeto, a jornalista e engenheira eletricista Liliane Costa, compartilhar essas emoções em grupo, é que torna a magia do cinema tão única. Segundo ela, acrescentar a estes momentos sabores e aromas, a exemplo do cheiro da pipoca, é deixar gatilhos emocionais positivos de lembranças na memória dessas pessoas, sejam elas crianças ou adultos.

 

“Procuramos sempre oferecer ao nosso público, uma experiência sensorial e emocional completa, envolvendo as emoções de nossos participantes em todos os sentidos, com a visão e audição, durante a exibição dos filmes, com o paladar e o olfato, com a distribuição dos kits de guloseimas, bebidas e pipocas”, afirma a coordenadora,

 

O Cinema Itinerante Amazônia Cine Sol,  foi contemplado por meio da Lei Paulo Gustavo para ações Audiovisual, e está sendo realizado com o patrocínio do Governo do Estado do Amazonas, Conselho Cultural do Amazonas, Secretaria de Estado, Cultura e Economia Criativa, Ministério da Cultura e Governo Federal, com o apoio do Instituto Comunidade em Foco, RVA Engenharia e DC Projetos. 

 

O Projeto Amazônia Cine Sol segue sua agenda de exibições no mês de agosto, no dia 10 de setembro, no  Espaço de Atendimento Multidisciplinar ao Autista Amigo Ruy (Eamaar), e no dia 17 de setembro, na comunidade do  Alvorada II – Beco Liatmis, entre as Ruas 12 e 13 do bairro Alvorada II.

 

No instagram do projeto, @amazoniacinesoloficial, pode ser conferida a agenda de exibições dentro de cada bairro. Por onde o projeto passa, brindes exclusivos também são sorteados aos participantes. 

Fonte: com informação da assessoria de imprensa