Crianças indígenas da etnia Tikuna tiveram contato com a magia do cinema durante a exibição gratuita oferecida pelo Projeto Amazônia Cine Sol, que ocorreu na comunidade indígena Wotchimaücü de Manaus (ACW), localizada na rua São Salvador, 115, bairro Cidade de Deus. O projeto foi contemplado por edital da Lei Paulo Gustavo, executada pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
Os indígenas da comunidade chegaram cedo para participar da ação gratuita, que devido à empolgação da criançada, precisou ser iniciada antes do horário esperado. Logo na entrada, os participantes receberam guloseimas, pipocas e refrigerantes, para deixar a atmosfera de uma sala de cinema ainda mais real, envolvendo cheiros e sabores.
A sessão aconteceu dentro da sede comunitária, no último sábado (03/05), e a magia da exibição rapidamente tomou conta de todos, que se emocionaram e gritavam a cada momento de ação do filme, surpreendendo a equipe que operacionaliza o projeto.
O vice-cacique da comunidade, Bernardino Tikuna, também participou da ação e agradeceu a iniciativa do projeto, que pôde transportar sua comunidade para outra realidade durante a exibição.
“Iniciativas assim nos hipnotizam de maneira positiva, mesmo sentados aqui, vamos mentalmente para outros locais, e o cinema tem esse poder. Este sábado vai ficar na memória de todos aqui. Muito obrigado ao Cine Sol”, disse Bernardino Tikuna.
Para a idealizadora do projeto, a jornalista e engenheira eletricista Liliane Costa, compartilhar essas emoções em grupo, é que torna a magia do cinema tão única. Segundo ela, acrescentar a estes momentos sabores e aromas, a exemplo do cheiro da pipoca, é deixar gatilhos emocionais positivos de lembranças na memória dessas pessoas, sejam elas crianças ou adultos.
“Procuramos sempre oferecer ao nosso público, uma experiência sensorial e emocional completa, envolvendo as emoções de nossos participantes em todos os sentidos, com a visão e audição, durante a exibição dos filmes, com o paladar e o olfato, com a distribuição dos kits de guloseimas, bebidas e pipocas”, afirma a coordenadora,
O Cinema Itinerante Amazônia Cine Sol, foi contemplado por meio da Lei Paulo Gustavo para ações Audiovisual, e está sendo realizado com o patrocínio do Governo do Estado do Amazonas, Conselho Cultural do Amazonas, Secretaria de Estado, Cultura e Economia Criativa, Ministério da Cultura e Governo Federal, com o apoio do Instituto Comunidade em Foco, RVA Engenharia e DC Projetos.
O Projeto Amazônia Cine Sol segue sua agenda de exibições no mês de agosto, no dia 10 de setembro, no Espaço de Atendimento Multidisciplinar ao Autista Amigo Ruy (Eamaar), e no dia 17 de setembro, na comunidade do Alvorada II – Beco Liatmis, entre as Ruas 12 e 13 do bairro Alvorada II.
No instagram do projeto, @amazoniacinesoloficial, pode ser conferida a agenda de exibições dentro de cada bairro. Por onde o projeto passa, brindes exclusivos também são sorteados aos participantes.
policia federal jair bolsonario brasil investigação feira oportunidade ads peixe manaus compra amazonas amazonas manaus economia alemanha exportação discriminação amazonas procon am manaus parintins amazonas festival de parintins boi garantido imagem comissão pastoral da terra manipulação investigação indigenas isolados oab amazonas Jean Cleuter Simões Mendonça OAB-AM manaus Projeto Voo Campeão manaus amazonas esporte expoartes cultura amazonas artesa manaus show manaus amazonas led Festival Nema
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris. But I must explain to you how all this mistaken idea of denouncing pleasure and praising pain was born and I will give you a complete account of the system, and expound the actual teachings of the great explorer....