Em comemoração ao Dia Internacional dos Povos Indígenas, celebrado em 9 de agosto, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, preparou programação especial: a exposição ‘Biatuwi’, no Centro Cultural Palácio da Justiça, e ‘Wharo’: Celebração da Sabedoria Ancestral, no Centro Cultural dos Povos da Amazônia.
A exposição ‘Biatuwi’ reúne fotografias de Pedro Marinho, bacharel em Fotografia pelo Centro Universitário Senac-SP, com vasta experiência na área, na qual atua há mais de 30 anos. Na atual exposição, Pedro Maronho apresenta fotografias que fez na Casa de Comida Indígena Biatuwi.
Considerado o primeiro restaurante de comida indígena do Brasil, o Biatuwi ganhou notoriedade em publicações nacionais e internacionais, tendo sido citado até mesmo em matérias do conceituado veículo “The New York Times”.
Desta vez, o santo de casa faz milagre, ganhando uma exposição com fotos de suas iguarias pelas lentes de Pedro Marinho, com abertura marcada para esta sexta-feira (09/08), às 14h, no Centro Cultural Palácio da Justiça (Av. Eduardo Ribeiro, 901 - Centro). A exposição Biatuwi fica em cartaz até o dia 11 de outubro,
Sabedoria ancestral
A ancestralidade da cultura amazônica também será comemorada no Centro Cultural dos Povos da Amazônia, nesta sexta-feira (09/08), a partir das 10h, com uma vasta programação que vai se estender por todo o dia no evento ‘Wharo: Celebração da Sabedoria Ancestral’.
A programação tem início às 10h, com uma cerimônia de abertura e segue, às 11h, com a apresentação musical do grupo indígena Kuiá. Das 10h às 17h, será realizada uma edição da Feira Povos Criativos, com a participação de expositores indígenas selecionados pela Fundação Estadual dos Povos Indígenas do Amazonas (Fepiam).
Às 13h30 o colaborador indígena do Centro Cultural dos Povos da Amazônia, Miguel Lana, vai falar sobre o significado do Dia Internacional dos Povos Indígenas, abrindo o Painel Literatura Indígena, com a participação dos escritores Jaime Diakara e João Paulo, além da chef Clarinda, do restaurante Biatuwi, que vai falar sobre gastronomia indígena, com mediação de Pedro Calheiros.
Às 15h30 tem início o Painel Moda como Micripolítica na Amazônia, com a participação de Kamy, representante de Parintins; Vanda, do Ateliê Derequine, e Yra Tikuna, com mediação de Jessilda Furtado. O encerramento da programação se dá às 16, com a apresentação do grupo Tamo Junto, de Parintins,
O Dia Internacional dos Povos Indígenas foi estabelecido em 1995, pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de garantir a autodeterminação e os direitos humanos das etnias indígenas de todo o mundo.
policia federal investigação brasil jair bolsonario manaus ads feira oportunidade compra peixe amazonas amazonas manaus exportação economia alemanha procon am discriminação manaus amazonas parintins boi garantido amazonas festival de parintins imagem indigenas isolados investigação manipulação comissão pastoral da terra manaus oab amazonas OAB-AM Jean Cleuter Simões Mendonça Projeto Voo Campeão manaus esporte amazonas cultura expoartes artesa manaus amazonas led amazonas manaus Festival Nema show
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris. But I must explain to you how all this mistaken idea of denouncing pleasure and praising pain was born and I will give you a complete account of the system, and expound the actual teachings of the great explorer....