Neste ano, o Festival de Teatro da Amazônia (FTA) apresenta uma mostra em homenagem ao teatrólogo Chico Cardoso. A nova categoria abrange produções dos estados da Amazônia Legal: Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. A 18ª edição do evento acontece entre 29 de setembro e 13 de outubro.
O FTA é apresentado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, via Ministério da Cultura - Governo Federal: União e Reconstrução, e Nubank e realizado pela Federação de Teatro do Amazonas (Fetam), com apoio da Weg, do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.
“Em homenagem ao legado de Chico Cardoso, decidimos nomear uma das mostras do Festival de Teatro da Amazônia em sua honra. A Mostra Chico Cardoso agora será um espaço dedicado a contemplar e promover artistas de teatro da Amazônia Legal. Essa homenagem é uma forma de perpetuar a contribuição inestimável que Chico fez ao teatro e à cultura da nossa região”, explica Árlisson Cruz, integrante da diretoria da Fetam.
Árlisson Cruz enfatiza que Chico Cardoso sempre foi um defensor das artes e da valorização do talento local.
“Acreditamos que essa mostra é uma maneira de continuar seu trabalho, celebrando a diversidade e a riqueza cultural que ele tanto apoiou”, complementa o organizador.
Kelly Vanessa, que também compõe a diretoria da Fetam, reforça que o teatrólogo foi um dos fundadores da entidade.
“Acredito muito sobre a importância de fazer o nome dele ser lembrado nessa edição comemorativa, ele foi um dos artistas começou com essa força da região norte”, comenta a atriz. “A junção dos estados foi um elo no início para se pensar o fazer teatral na Amazônia. Chico Cardoso foi destaque em várias frentes das Artes Cênicas”.
A programação do Festival de Teatro da Amazônia conta com 30 espetáculos, 14 trabalhos na Mostra Jurupari, uma competição dedicada aos trabalhos inéditos produzidos no Amazonas e dividida em oito produções da categoria adulto e seis da categoria infâncias; dez obras nacionais na Mostra Ednelza Sahdo e seis montagens na Mostra Chico Cardoso, que abrange produções dos estados da Amazônia Legal, como Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.
Os editais de seleção dos espetáculos para as mostras estão disponíveis no link https://linktr.ee/FETAM.
O resultado vai ser divulgado no site da Federação de Teatro do Amazonas (www.fetam.com.br).
Chico Cardoso
O teatrólogo Chico Cardoso morreu aos 62 anos, em outubro de 2023. Ao longo da trajetória, atuou como ator, diretor teatral, dramaturgo, artista plástico, folclorista e carnavalesco, além de compor a Comissão de Arte dos bumbás Caprichoso e Garantido.
Chico Cardoso foi subsecretário de Cultura da Cidade de Parintins, diretor do Corpo de Dança do Amazonas e esteve à frente do grupo Origem no teatro.
semana santa amazonas manaus peixe consumo de peixe venda de peixe em manaus amazonas manaus Segurança Pública do Estado reajuste Wilson Lima lgbt amazonas cinema cultura manaus amazonas cultura Festival Zero 92 música arte manaus manaus indigenas conversa amazonas cultura livraria valer plataforma amazonas manaus banco de talentos senai recursos humanos video radares de velocidade manaus fios de cobre detran policia amazonas Corredor Criativo da Amazônia manaus amazonas FAO resgae amazonas ipaam manaus denuncia manaus amazonas garantido caprichoso feijoada