Prefeitura de Rio Preto da Eva anuncia racionamento de água para população devido seca dos rios no AM

A seca dos rios no Amazonas levou a Prefeitura do município de Rio Preto da Eva, no interior do Amazonas a anunciar um racionamento de água para a população a partir de segunda-feira (9). O anúncio foi feito pelo prefeito do município, Anderson Sousa, por meio das redes sociais.


Atualmente, todos os 62 municípios do estado se encontram em situação de emergência devido à seca e queimadas. O município de Rio Preto da Eva também tomou a mesma medida de racionamento de água durante a seca histórica de 2023.


No anúncio, o prefeito informou que o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) vai iniciar o racionamento de água no município com o intuito de garantir que não falte o recurso essencial para a população.


"Precisamos fazer com que o nosso lençol freático seja retomado, haja tempo mínimo para que ele possa justamente estar com a água no seu nível e possa levar para as nossas caixas d'água fazerem a distribuição. Então, por isso, nós pedimos a você que procure usar de bom senso, mediante as recomendações que o nosso diretor do SAAE está fazendo para que nós possamos enfrentar esse momento", informou o prefeito.


Para isso, o SAAE vai fazer o desligamento de todas as bombas d'água entre 23h e 5h, para que haja a recuperação do nível dos poços que estão muito abaixo dos níveis recomendados, segundo informou o diretor do SAAE, Hiran Filizola.


"Contamos com o apoio da população, pedimos a colaboração de todos que reservem água, que tenham o maior cuidado com esse líquido precioso. Nós sabemos que essa estiagem é severa, muito pior do que a do ano passado. Todos os estudos estão apontando para isso, então vamos evitar o desperdício, termos consciência para que a gente possa atravessar esse momento difícil", disse Filizola.


Seca no Amazonas


Em 2024, o Amazonas registrou os primeiros sinais de seca, ainda no mês de julho. As mediações já indicavam que essa poderia ser a pior seca já registrada no estado. Atualmente, todos os 62 municípios do Amazonas já se encontram em emergência ambiental. 330 mil pessoas já sofrem com os impactos da estiagem.



A seca severa que assola o Amazonas também expõe o isolamento que o estado vive. Isso porque, a única rodovia que liga o Amazonas ao restante do país - a BR-319 - é praticamente intrafegável.


Fonte: com informação da assessoria de imprensa