As obras do Complexo Termelétrico Azulão 950 estão em pleno andamento, com previsão de geração de energia a partir de 2026. Recentemente, o canteiro de obras recebeu a segunda turbina e o gerador da termelétrica Azulão II, usina com capacidade instalada de 590 MW e que será construída em ciclo combinado. A usina foi contratada no 2º Leilão de Reserva de Capacidade da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), realizado em setembro de 2022.
A chegada desses grandes equipamentos representou um desafio logístico devido à seca dos rios Amazonas e Urubu. A turbina e o gerador, que pesam mais de 600 toneladas (equivalente a cerca de 1.000 carros de passeio), viajaram dos Estados Unidos até o Porto de Manaus, e de lá seguiram para o Porto de Silves com destino ao canteiro de obras da Eneva.
“O sucesso da operação só foi possível graças ao trabalho integrado de nossa equipe e nossos parceiros, todos comprometidos com essa entrega. Este marco robustece a nossa expertise na gestão de operações de grande porte, com eficiência, respeito ao meio ambiente e às comunidades locais. O projeto de Azulão 950 levará energia para cerca de 4 milhões de lares brasileiros”, destacou Andrea Monte, diretor-executivo de Exploração, Desenvolvimento e Construção da Eneva.
O Complexo Termelétrico Azulão 950, localizado em Silves, no estado do Amazonas, será composto pelas usinas UTE Azulão I e UTE Azulão II, ambas supridas pelo gás natural do Campo de Azulão, replicando o modelo R2W (Reservoir-to-Wire) para a Bacia do Amazonas.
Foto: Divulgação/Eneva
A UTE Azulão I será construída em ciclo simples com uma turbina a gás de 360 MW de capacidade, enquanto a UTE Azulão II será construída em ciclo combinado, com uma turbina a gás natural de 360 MW e uma turbina a vapor de 230 MW.
Sobre a Eneva
A Eneva, empresa 100% brasileira, é a principal operadora privada de gás natural onshore no Brasil, atuando desde a exploração e produção até o fornecimento de soluções de energia. Com ativos em diversos estados brasileiros, a empresa opera 14 campos de gás natural nas Bacias do Parnaíba (MA) e Amazonas (AM), totalizando uma área de concessão superior a 54,9 mil km², a maior do Brasil. Possui um parque de geração com 5,95 GW de capacidade contratada, incluindo termelétricas nos estados do Maranhão, Ceará, Sergipe, Roraima, e o Complexo Solar Futura na Bahia, que iniciou operação em 2023.
oab amazonas manaus Jean Cleuter Simões Mendonça OAB-AM Projeto Voo Campeão amazonas manaus esporte amazonas expoartes cultura artesa manaus led manaus Festival Nema show amazonas manaus denuncias amazonas procon-am black friday programação teatro aplicativo natal manaus cultura Sebastião teatro musical atelie 23 manaus ufam oportunidade seminário amazonas sauim de coleira natal cultura programação amazonas manaus amazonas clube de madrugada manaus literatura
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris. But I must explain to you how all this mistaken idea of denouncing pleasure and praising pain was born and I will give you a complete account of the system, and expound the actual teachings of the great explorer....