Totalmente ligada à música, a poesia é um dos gêneros artísticos mais longevos da expressão humana. E ela vai estar presente no 13° Encontro de Tenores do Brasil, com a participação do poeta amazonense Celdo Braga, cantando o respeito ecológico e a esperança. O evento, que reunirá tenores de destaque no cenário nacional e internacional, acontecerá em Manaus, nos dias 25 e 26 de outubro, no Teatro Amazonas.
“Celdo me ajudou a criar o Encontro de Tenores, em 2012, e, desde então, ele participa, seja fazendo a abertura dos concertos ou recitando poesias sobre a natureza, tema que é muito caro para todos nós, em especial nesse momento de crise climática. Celdo se tornou uma referência na cultura amazônica e, com certeza, trará uma mensagem de paz e conservação da natureza”, afirma o idealizador do evento, o tenor amazonense Miquéias William.
Um dos grandes incentivadores do evento, Celdo Braga admira o crescimento do Encontro de Tenores e sua abertura para a conexão entre os gêneros artísticos. “Sempre incentivei o Miquéias, desde os 14 anos, quando ele criou o Ópera na Compensa, projeto social unindo o canto lírico a outras atividades culturais. Hoje, o Encontro de Tenores cresceu e tornou-se totalmente voltado ao canto lírico e a ópera, mas abre esse espaço importante para a conexão entre as artes, ressaltando nossa identidade regional”, afirma Celdo Braga.
O artista irá recitar o poema “Rio Amazonas”, na abertura do evento, que traz a mensagem da conservação das águas. “Cantamos a esperança, a natureza, a dança dos banzeiros, o singrar dos rios, a beleza das matas, chamando o homem a escrever uma nova página de preservação da vida”, enfatiza.
O Encontro
Com uma programação rica e diversificada, reunindo apresentações de renomados cantores nacionais e internacionais, o Encontro de Tenores do Brasil acontece anualmente, no Teatro Amazonas. Este ano, o evento que celebra também o Dia Mundial da Ópera, será realizado em duas noites, 25 e 26 de outubro. Já estão confirmados, na programação, o tenor paulista Thiago Arancam, o artista mexicano Noé Moreno, o carioca Fernando Portari, o brasiliense Daniel Menezes, e o capixaba Samuel Wallace, além do próprio idealizador do projeto, o tenor amazonense Miquéias William.
banda Raimundos manaus amazonas Amazonas Food Festival lider religioso aliciamento de menor manaus operação mateus pc-am investigação amazonas cetam cronograma ead manaus aulas amazonas ditadura no Amazonas manaus mpf ruas predios amazonas manaus capacitação amazonas transformação projeto ct filhotes natureza onça meio ambiente amazonas manaus amazonas periodo defeso tambaqui peixe manaus amazonas Yara Amazônia Lins tce-am manaus Assembleia Legislativa do Amazonas Dia Mundial da Saúde manaus Millennium Shopping amazonas vacinação gratuita amazonas manaus natação esporte reeducação aquática