Com palestrantes internacionais, atividades que envolvem Inteligência Artificial (IA) e Realidade Aumentada, além de ações voltadas a estudantes dos ensinos Fundamental e Médio, começa nesta segunda-feira (30/09) o 23º Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2024). O evento segue até o dia 3 de outubro na Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (EST/UEA), localizada no bairro Parque Dez, zona centro-sul da capital.
Realizado em Manaus pela primeira vez em 20 anos, o simpósio é promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) com organização do Governo do Amazonas, por meio da UEA. Ainda é possível se inscrever pelo site sbgames.org/sbgames2024 e participar tanto do SBGames 2024 como dos três eventos de tecnologia que irão ocorrer simultaneamente.
O reitor da UEA, André Zogahib, destaca a importância acadêmica de trazer o maior encontro acadêmico de jogos e entretenimento digital da América Latina para o Amazonas.
“Chamar a atenção dos alunos para a relevância deste mercado é investir no futuro da nossa sociedade como um todo. Pessoas de todo o Brasil e do exterior virão à UEA ver, de perto, o que produzimos na universidade. Isso é motivo de muito orgulho”, diz.
O diretor da EST/UEA, Jucimar Maia Júnior, afirma que o SBGames fortalece o vínculo da EST/UEA com instituições que são referências mundiais na área de jogos eletrônicos, em um mercado que gerou US$ 183,9 bilhões globalmente em 2023.
“O Amazonas tem talento e criatividade para ser um polo de inovação na indústria de games, ajudando a fortalecer a nossa economia. Com o SBGames 2024, Manaus se tornará a capital nacional dos jogos eletrônicos. Além disso, vamos mostrar para esses cientistas de fora que aqui, na Amazônia, também se faz ciência e tecnologia de ponta”, ressalta.
Paralelamente ao SBGames, outros três eventos da SBC serão realizados na EST/UEA, sendo: Sibgrapi 2024, uma conferência sobre gráficos, padrões e imagens; SVR 2024, simpósio de Realidade Virtual e Aumentada; e o IFIP-ICEC 2024, conferência sobre computação de entretenimento.
A cerimônia de abertura oficial será realizada no segundo dia do evento, na terça-feira (1º/10), às 9h, no auditório da EST/UEA.
Destaques da programação
Entre os destaques da programação está o 23º Festival de Jogos SBGames 2024, concurso de produção nacional de jogos digitais em que desenvolvedores poderão expor seus trabalhos e interagir com o público durante os quatro dias do evento. São 16 categorias, divididas entre profissionais e estudantes, com games digitais e analógicos (não-digitais).
Para promover o contato inicial e a aproximação de estudantes universitários e dos ensinos Fundamental e Médio com especialistas do segmento, haverá o workshop MÁGICA, no primeiro dia (30/09). A atividade inclui oficinas de criação de jogos para crianças, e de game design, destinada a adultos.
A programação conta, ainda, com um Festival de Artes, com mais de 50 obras em imagem, vídeo e áudio; o Workshop de Grupos de Pesquisa em Jogos e Entretenimento Digital (WGP-Jogos); o 3º Fórum de Esportes Eletrônicos; Concurso de Teses e Dissertações (CTDGames); tutoriais para troca de experiências entre profissionais, pesquisadores e comunidade; sessões técnicas; apresentação de livros e-books; entre outros.
Palestrantes internacionais
Com a palestra "O que sabem os geradores de imagens?", o cientista norte-americano David Forsyth abrirá a rodada de palestras, na terça-feira (1º/10), às 11h. Especializado em Inteligência Artificial, ele ocupa o mais alto cargo de Ciência da Computação ("Fulton Watson Copp Chair") da Universidade de Illinois em Urbana-Champagne (EUA) e acumula mais de 170 artigos científicos publicados na área.
No mesmo dia, às 17h, a premiada pesquisadora Heather Kelley faz a palestra "O futuro físico dos jogos digitais", sobre os efeitos sociais e psicológicos da dependência excessiva desse tipo de interação digital. Desde 2015, ela leciona no Centro de Tecnologia de Entretenimento da Universidade Carnegie Mellon (EUA) e já foi eleita uma das 30 mulheres mais influentes em tecnologia.
A programação e listagem completa de palestrantes está disponível no sitesbgames.org/sbgames2024.
Realização
Promovido pela SBC e organizado pela UEA, o SBGames 2024 tem o patrocínio do Instituto SiDi, Sidia Instituto de Ciência e Tecnologia, Instituto de Pesquisas Eldorado, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Governo Federal, e empresa Tutiplast.
O evento tem apoio das empresas Callidus e TecToy; Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam), Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) e Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa; Instituto Federal do Amazonas (Ifam), Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa); Centro Universitário Fametro; Ludus Lab; Federação Amazonense de E-Sports (Faesp); e Grupo Solar, através das marcas Coca-Cola, Fanta, Crystal Purificada e Monster Energy.
investigação policia federal jair bolsonario brasil oportunidade ads feira peixe manaus compra amazonas economia alemanha exportação amazonas manaus manaus procon am discriminação amazonas Jean Cleuter Simões Mendonça oab manaus amazonas OAB-AM esporte amazonas Projeto Voo Campeão manaus manaus artesa amazonas cultura expoartes manaus show led amazonas Festival Nema denuncias manaus amazonas procon-am black friday natal teatro aplicativo manaus programação
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris. But I must explain to you how all this mistaken idea of denouncing pleasure and praising pain was born and I will give you a complete account of the system, and expound the actual teachings of the great explorer....