Nesta sexta-feira (11/10), às 18h30, o Cineteatro Guarany vai sediar a estreia de um compilado de curtas metragens produzidos por novos talentos locais. O evento faz parte da "Atividade Motivacional Cinematográfica: Novos Artistas em Cena", que se constitui em um processo de aprendizado intenso que uniu teoria e prática, promovendo o desenvolvimento artístico de jovens estreantes no audiovisual.
Tanto a atividade motivacional quanto a mostra, que é o resultado de todo o processo de aprendizagem são promovidos pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
A mostra tem entrada gratuita e faz consiste na primeira oportunidade de exibição para alunos que se dedicaram à criação de curtas-metragens de temas diversos e abordagens únicas. “A proposta é justamente dar acesso e oportunidade para as pessoas que querem conhecer e produzir obras cinematográficas”, explica Wander Luis, produtor audiovisual e instrutor do projeto.
Ciclo de oficinas
Ao longo de um ciclo de oficinas, realizado entre setembro e novembro de 2023 e de maio a julho de 2024, Wander Luis liderou as atividades no Cineteatro Guarany, com o apoio do Setor de Difusão Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
O curso ofereceu aos alunos uma imersão completa na linguagem cinematográfica, abordando a história do cinema, a importância de filmes clássicos como referência e o papel da literatura na construção narrativa das obras.
Segundo Wander, o processo de aprendizado buscou oferecer uma base sólida para que os participantes pudessem explorar sua criatividade e colocar em prática os conceitos aprendidos. "A Atividade Motivacional Cinematográfica é o primeiro passo para a pessoa iniciante conhecer a arte do cinema e ter a oportunidade de produzir um filme", destaca o instrutor.
Além das aulas teóricas, os alunos tiveram a chance de trabalhar em seus próprios curtas-metragens, experimentando na prática os desafios da produção audiovisual. Para Wander, que sempre alerta sobre as dificuldades de se produzir de forma independente, esse conhecimento é fundamental para preparar os novos cineastas para o mercado.
Entre os trabalhos que serão exibidos no Cineteatro Guarany, destacam-se obras como “O Ataque da Viúva”, de Carla Cristina, “Depressão”, dirigido por Rylla Santos, e “Os Encontros”, de Tobias J. Batista. A produção de Schaydson Souza, com os curtas “Rotina Vermelha” e “Todas as Vozes”, também promete emocionar o público
.
Outros filmes aguardados são “A Angústia da Solidão”, de Raul Souzza, “A Amizade Perigosa”, dirigido por Ericles Henrique, e “Nannie”, sob a direção de Hebrom Campos. Todos os diretores são estreantes no cinema, tornando o evento uma oportunidade única para o público conhecer novos talentos em ascensão.
Essa iniciativa é um passo crucial para a formação de uma nova geração de cineastas, que trazem consigo perspectivas frescas e histórias únicas a serem contadas. O evento oferece uma chance imperdível de prestigiar o trabalho desses novos talentos, além de apoiar o futuro do cinema independente local.
banda Raimundos manaus Amazonas Food Festival amazonas lider religioso operação mateus pc-am investigação manaus aliciamento de menor amazonas ead manaus cronograma amazonas aulas cetam amazonas ruas manaus ditadura no Amazonas mpf predios amazonas capacitação manaus projeto ct transformação natureza filhotes onça amazonas manaus meio ambiente peixe tambaqui periodo defeso manaus amazonas Yara Amazônia Lins manaus tce-am Assembleia Legislativa do Amazonas amazonas Millennium Shopping manaus amazonas Dia Mundial da Saúde vacinação gratuita manaus reeducação aquática natação esporte amazonas