Música, dança, teatro, arte circense, capoeira, samba. A cultura popular se manifesta em diferentes linguagens. Para fomentar e difundir as diversas expressões culturais de grupos sociais do Amazonas, a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa lança a quarta edição da “Amyipaguana – Mostra de Cultura Popular”, no domingo (10/11), às 16h, no Largo de São Sebastião, Centro, zona sul de Manaus. O evento é uma prévia da programação oficial da mostra, a ser realizada de 18 a 31 de dezembro.
O evento, promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, reúne 10 manifestações culturais com mais 60 artistas amazonenses envolvidos nesse movimento que fortalece a cultura popular do estado.
Segundo o secretário executivo da pasta, Luís Carlos Bonates, a proposta é tornar visíveis as manifestações culturais que não estão associadas a uma cadeia econômica, fortalecendo a identidade amazônica.
“A importância é dar visibilidade aos invisibilizados da cultura, pois são movimentos que surgiram da periferia, das comunidades ribeirinhas, então, esta manifestação de todas as linguagens é em comemoração ao Dia da Cultura, artistas ribeirinhos, artistas que vivem à margem, artistas que não são visibilizados com a sua grandiosidade dentro do seu espaço”, completa o secretário.
Outro ponto positivo, citado pelo gerente de eventos da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Denis Carvalho, é o local de realização desta quarta edição do “Amyipaguana”.
“O Amyipaguana está em sua quarta edição, e traz como novidade a estrutura de uma arena cultural com apresentações de ciranda, hip hop, capoeira, samba, teatro, circo entre outras vertentes. Somam-se as intervenções de grafite e aos grupos que defendem esta abordagem”, afirma o gerente.
“Amyipaguana” (do tupi-guarani, que significa “ancestralidade”), possui a programação gratuita e inclui manifestações de rodas de capoeira, atrações circenses do Cle Cle Produções, as danças urbanas do Holograma, o axé do Bumba Meu Bloco, encerrando às 22h, com o samba de raiz do Couro Velho e outras atrações de representatividade da cultura popular.
Ancestralidade presente
Em comemoração ao Dia da Consciência negra, a exposição “Amyipaguana Ancestralidade Presente”, como parte da programação, estreia no Centro Cultural Palácio Rio Negro, no período de 18 de novembro a 31 de dezembro.
As obras, com a temática da Cultura Negra, envolvem 12 fotógrafos, sendo duas fotos de cada fotografia impressa em preto e branco. Os fotógrafos envolvidos são: Alberto César Araújo, Bruno Kelly, Michael Dantas, Phil Limma, Pedro Marinho, Raphael Alves, Selma Carvalho, Mariana Rebouças, Adriana de Lima, Michell Mello, Ricardo Balby e Clíssia Monteiro.
prefeitura de manaus enfeite de natal decoração natalina manaus amazonas natal manaus amazonas IPTU 2025 créditos Nota de Serviço abatimento amazonas manaus Câmara de Manaus projetos de lei salário dos vereadores Leilões de imóveis nadimplência brasil famílias brasileiras assembleia servidores bazar do natal manaus amazonas natal festival programação tarumã amazonas manaus amazonas manaus emprego oportunidade sine escola presidente figueiredo educação amazonas Relógio da Paz amazonas Alcenor Alves Soeiro abuso infantil manaus prisão manaus dinheiro mega-sena amazonas
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris. But I must explain to you how all this mistaken idea of denouncing pleasure and praising pain was born and I will give you a complete account of the system, and expound the actual teachings of the great explorer....