A consagrada Orquestra de Violões do Amazonas (Ovam) e o Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro apresentam, nesta quarta-feira (13), no palco do Teatro Amazonas, o espetáculo inédito “The Jazz”. Sob regência do maestro adjunto Neil Armstrong, a apresentação contará com os alunos dos cursos Livre de Jazz (infantil), Formação em Dança 1, Dança 2 e Dança 3, além das instrutoras e idealizadoras do espetáculo Layane Conde e Rebeca Santanna.
O espetáculo musical e dançante tem início às 20h e irá apresentar coreografias que narram uma breve história da Dança Jazz, fazendo uma releitura da origem e contexto em que surgiu e se desenvolveu, dando visibilidade aos trabalhos artísticos da instituição para a cidade de Manaus, trazendo um diferencial de trabalho artístico e dando oportunidade aos alunos de vivenciarem o palco através da dança. O evento tem classificação livre e entrada franca.
O espetáculo “The Jazz”, é uma criação do Núcleo de Dança do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro. Trata-se de uma verdadeira imersão na história e evolução do jazz.
A instrutora e idealizadora da obra, Layane Conde, explica que a ideia surgiu após ela e a professora Rebecca Santana participarem do Congresso de Jazz, realizado anualmente em Indaiatuba (SP). Em meio a tantas aulas, elas tiveram o conhecimento sobre a história do gênero e entenderam como o jazz se perpetua através do movimento corporal.
"Quando voltamos para Manaus, estávamos ansiosas para compartilhar com nossos alunos o que aprendemos e vivemos lá. Uma das formas foi criar o espetáculo ‘The Jazz’, que mostra como essa dança surgiu, se desenvolveu e chegou ao Brasil", revela Layane.
A instrutora destaca que a proposta do espetáculo traz também uma interpretação pessoal, com um toque poético, "Foi através dessa experiência que conseguimos conceber o ‘The Jazz’, e agora teremos a oportunidade de compartilhar essa visão com o público", completa.
Diversidade de ritmos
Essa parceria da Orquestra de Violões com o Liceu de Artes e Ofícios já se consolidou na programação cultural da cidade e deu origem a diversas colaborações, como o mais recente espetáculo “Ritmos e Cores pela Inclusão”. A terceira edição do evento, que aconteceu em 31 de outubro deste ano, foi marcada por um universo inclusivo e apresentou performances de músicos e artistas PcDs.
Davi Nunes, regente titular da Orquestra de Violões do Amazonas (Ovam), enfatiza que a orquestra tem em sua essência a diversidade de ritmos e estilos musicais, além de um leque de parcerias. A Orquestra já se apresentou com o Corpo de Dança do Amazonas (CDA), teve participações com o Balé Folclórico do Amazonas (BFA) e o Coral do Amazonas, tocando desde peças eruditas até música popular e jazz.
"Essa parceria com o Liceu já é bem fortalecida. Temos desenvolvido várias ações juntos, abrangendo eventos inclusivos, nos quais nos dedicamos ao repertório popular, mas sempre destacando a inclusão de PcDs", afirma Davi Nunes.
amazonas Jean Cleuter Simões Mendonça manaus OAB-AM oab manaus Projeto Voo Campeão esporte amazonas artesa manaus expoartes amazonas cultura Festival Nema led show manaus amazonas procon-am amazonas manaus black friday denuncias programação natal teatro manaus aplicativo cultura musical teatro Sebastião atelie 23 sauim de coleira ufam oportunidade manaus seminário amazonas manaus programação cultura natal amazonas manaus clube de madrugada amazonas literatura
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris. But I must explain to you how all this mistaken idea of denouncing pleasure and praising pain was born and I will give you a complete account of the system, and expound the actual teachings of the great explorer....