O Grupo de Pesquisa e Criação Artística Estrela Altaneira, de Rio Branco (AC) traz a Manaus neste domingo (17) o espetáculo “Vozes do Interior”, a ser apresentado no Teatro Cultural Barravento (Rua Jonathas Pedrosa, 1166, bairro Praça 14 de Janeiro) em duas sessões com entrada gratuita: uma às 17h, e outra às 19h30.
Com classificação livre, a peça teatral nos convida a navegar com o casal Francisco Firmino e Chiquinha do Pandeiro, em uma jornada pelos rios do Acre, entre ‘causos’, mitos e histórias de povos da floresta, à procura de Chica Brejeira, mãe de Chiquinha.
“Ao mesmo tempo que os personagens dialogam uns com os outros, eles trazem memórias, e também dialogam com o próprio público. É um teatro de certa forma, interativo, porque a gente traz o público pra dentro da cena”, adianta o ator e diretor Thales Vasconcelos.
Motivação
A proposta de criação da peça “Vozes do Interior” surgiu da pesquisa de Mestrado em Artes Cênicas de Thales. A partir do tema, que propõe a criação de um personagem com base em características das culturas acreanas, a pesquisa teve como desdobramento a aprovação de um projeto cultural em edital nacional de fomento à cultura e, com isso, alcançou três comunidades tradicionais do Acre.
Foi assim que o Grupo Estrela Altaneira foi às comunidades Pé da Serra, na Serra do Divisor; Aldeias Isa, República e Recanto Verde na Terra Indígena Nukini, na região do Rio Moa e; Parque Estadual do Chandless no interior do Acre. Em cada localidade, foram realizadas oficinas de teatro, rodas de conversa, cantoria, contação de causos, sempre com o objetivo de se inserir no cotidiano de pessoas dessas comunidades e conhecer o seu modo de viver.
Financiado pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura através da Funarte pelo Edital Funarte Retomada 2023 – Teatro, o projeto conta com apoio da Universidade Federal do Acre (Ufac), Serviço Social do Comércio (SESC/AC) e Governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente- SEMA, da Fundação de Cultura Elias Mansour - FEM e do Museu dos Povos Acreanos.
O Grupo Estrela Altaneira
O Grupo de Pesquisa e Criação Artística Estrela Altaneira foi fundado em 2021. A composição do grupo varia de acordo com as demandas das suas produções artisticas. Atualmente, oito integrantes participam do projeto "Vozes do Interior": Thales Vasconcelos, Deusa Maria, Byanca Nascimento, Marcelo Dagnoni, Stephanie Matos, Leonel Carneiro, Cleide Santos e Anne Sales.
O Grupo trabalha com produções artísticas autorais. Entre elas: “Na descoberta de Si” (Performance) – 2021; “Cancão de Fogo - O Mestre Repentista” (peça) -2022; “Chiquinha do Pandeiro e seus compadres” (peça) – 2022; “Folia Caminho de Reis” (Cortejo de reisado) – 2021; “Café Passado” (intervenção artística) – 2024; e “Vozes do Interior” – 2024.
acre ‘Vozes do Interior amazonas espetáculo manaus amazonas natal manaus programação natalina cultura rota manaus mudança programação presidente dos Estados Unidos ônibus amazonas manaus Feirão Amazonas Meu Lar planejamento oportunidade hip hop manaus amazonas Street Battle 2024 atentado foguetes brasil brasilia fogos Francisco Wanderley Luiz imagens manaus fotos amazonas exposição cultura amazonas filmes manaus cultura curtas manaus programação amazonas festival gospel manaus millenium programação festival gospel manaus a mazonas concurso
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris. But I must explain to you how all this mistaken idea of denouncing pleasure and praising pain was born and I will give you a complete account of the system, and expound the actual teachings of the great explorer....