Jean Cleuter é reeleito presidente da OAB-AM com mais de 3 mil votos

O advogado Jean Cleuter foi reeleito, nesta terça-feira (19), para mais um mandato à frente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Amazonas (OAB-AM). Com mais de 3 mil votos computados, ele superou o desempenho de 2021.


Junto com a advogada Denize Aufiero, Cleuter liderou a Chapa “União para Avançar +”, em uma eleição marcada pela ampla participação da advocacia amazonense. O resultado foi divulgado ainda na noite de terça-feira, durante evento realizado na Arena da Amazônia.


“É um momento de muita emoção da união de um grupo que trabalhou muito pela advocacia, tanto a advocacia da capital quanto a advocacia do interior. Tivemos uma eleição muito pesada, uma eleição de fake news, uma eleição de desconstrução de imagem, de manipulação de dados, mas nós, com equilíbrio, serenidade, continuamos apresentando as nossas propostas. E nós vamos avançar mais”, afirmou Jean.

Ainda em seu discurso de vitória, Jean agradeceu à confiança dos advogados e enumerou as prioridades da próxima gestão.


“Nós vamos fazer o Observatório da Mulher. Nós vamos estar nos 62 municípios do estado do Amazonas. Nós vamos introduzir de uma forma ampla a inteligência artificial, que é o futuro na advocacia amazonense. Nós vamos avançar para o futuro. E onde não tiver a internet, nós vamos instalar Starlink, porque a advocacia é cidadania. Nós vamos levar”, disse.

Jean também assegurou que a presidência seguirá de portas abertas para toda a advocacia amazonense.


“A nossa presidência continua de portas abertas, porque lá não tem presidente nem vice. Eu tenho a minha co-presidente, Denize Aufiero, e a minha secretária-geral, Omara Gusmão, que nós estamos juntos para servir a advocacia de portas abertas”, completou.


Até o início da noite desta terça, a apuração ainda não havia sido finalizada, mas a diferença de votos já assegurava a vitória.


Trajetória


Jean Cleuter Simões Mendonça é amazonense, e iniciou sua carreira no direito muito cedo, e desde sua formação se dedicou às causas tributárias. É mestre em Direito Tributário e leciona sobre Direito Processual Civil desde 2005. Foi juiz classista do Trabalho durante 4 anos (1998-2001) e membro do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais do Ministério da Fazenda- CARF/ MF.


Sua carreira ainda contou com a passagem na presidência da Comissão Nacional de Direito Tributário da Ordem dos Advogados do Brasil, de 2013 a 2015, foi conselheiro Federal Efetivo da OAB (2010/2016), relator da inclusão da advocacia no Simples Nacional, secretário da Comissão Nacional de Estudos de Direito Tributário da OAB, e em 2021 foi eleito presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas (OAB-AM).


É Membro-Titular da Academia de Letras, Ciências e Culturas da Amazônia (ALCAMA) e da Associação Brasileira de Escritores e Poetas Pan-Amazônicos (ABEPPA).


Fonte: com informações da assessoria de imprensa