A Mineração Taboca S.A., responsável pela exploração de estanho na Mina de Pitinga, localizada no interior do Amazonas, foi adquirida pela estatal chinesa China Nonferrous Trade Co. Ltd. por US$ 340 milhões (aproximadamente R$ 2 bilhões). A transação foi intermediada pelo grupo minerador peruano Misur, acionista controlador da empresa brasileira, e concluída na última terça-feira (26).
Fundada em 1979, a Mineração Taboca opera na Vila Balbina, a 300 km de Manaus, e é reconhecida pela extração de cassiterita, nióbio e tântalo, além de produzir estanho refinado. A área de mineração contém resíduos ricos em urânio, mas, segundo a Indústrias Nucleares do Brasil (INB), o material é descartado como rejeito e monitorado pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN). A INB reforça que a exploração e comercialização de urânio no Brasil é monopólio da estatal e que o material presente na jazida não possui tecnologia viável para separação.
A Mineração Taboca divulgou que 100% de suas ações foram transferidas para a China Nonferrous Trade Co. Ltd. Em comunicado, a empresa destacou que a aquisição representa uma oportunidade estratégica de crescimento, prometendo acesso a novas tecnologias e aumento da competitividade e capacidade produtiva.
A China Nonferrous Mining Co., controladora da compradora, é uma das maiores estatais chinesas no setor de mineração e atua globalmente com operações na Zâmbia e em outros países, especializando-se em extração, processamento e fundição de metais.
O Governo do Amazonas comentou a transação por meio de nota, classificando-a como uma operação privada e afirmando seu apoio a investimentos que promovam o desenvolvimento econômico e social, desde que respeitem as legislações vigentes e normas ambientais. O governo estadual também destacou a importância de dialogar com os novos proprietários para garantir a manutenção de empregos e atrair novos investimentos para a região.
manaus banda Raimundos Amazonas Food Festival amazonas amazonas natureza meio ambiente manaus filhotes onça periodo defeso peixe tambaqui manaus amazonas manaus Yara Amazônia Lins tce-am amazonas Assembleia Legislativa do Amazonas vacinação gratuita Millennium Shopping manaus amazonas Dia Mundial da Saúde esporte natação amazonas manaus reeducação aquática governo do amazonas amazonas atletas manaus formando campeões celulares amazonas manaus Programa RecuperaFone bumbás de parintins caprichoso manaus amazonas garantido ensaios da toada manaus exames saúde da mulher amazonas