O vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza, destacou a importância da Zona Franca de Manaus (ZFM) e defendeu sua competitividade e sustentabilidade durante a XV Reunião do Fórum Nacional dos Governadores, realizada em Brasília nesta quinta-feira (29). O encontro abordou questões relevantes, como a regulamentação da reforma tributária e a PEC da Segurança Pública.
Tadeu enfatizou que a reforma tributária, atualmente em análise no Senado, precisa assegurar os incentivos fiscais da ZFM para setores ainda não contemplados no texto já aprovado pela Câmara dos Deputados. Ele chamou atenção para a necessidade de segurança jurídica para indústrias estratégicas, como as de tecnologia (Lei de Informática), ar-condicionado e do polo de duas rodas, além do comércio regional.
O vice-governador alertou que a ausência de incentivos pode levar empresas a deixarem o país, gerando perdas econômicas e sociais, incluindo empregos e arrecadação tributária, além de maior dependência de importações. Ele reforçou que a manutenção da ZFM não é apenas um interesse regional, mas nacional, considerando que o Polo Industrial de Manaus gera mais de 120 mil empregos diretos e contribui para a preservação de 98% da cobertura florestal nativa do Amazonas.
A fala foi direcionada a 20 governadores e ao presidente do Comsefaz, Carlos Eduardo Xavier, sublinhando a relevância estratégica da ZFM para o equilíbrio econômico e ambiental do país.
Foto: Ricardo Machado/Secom
amazonas caça aos ovos caravana da páscoa maanaus páscoa amazonas novo nome castanha castanha-do-pará mudança de nome manaus castanha-do-amazonas evento manaus isabelle nogueira amazonas festa da cunhã cultura manaus cultura largo de são sebastião belezas amazonas arena da amazônia manaus futebol jogo Jogo das Estrelas amazonas PCDs pessoas com deficiência vagas de emprego amazonas manaus congresso seminario de matematica amazonas seminario manaus itacoatiara amazonas manaus Semana da Conciliação Trabalhista TRT-11 cultura exibição de filme manaus cinema amazonas parto gemeas siamesas manaus amazonas Maternidade Ana Braga