Diretora técnica assume presidência do Ipaam após operação da PF apontar esquema de corrupção

Rosa Mariette Oliveira Geissler, diretora técnica do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), assumiu interinamente a presidência do órgão nesta terça-feira (10). A mudança ocorre após a exoneração do diretor-presidente Juliano Valente, em meio a revelações de um esquema de corrupção descoberto pela Polícia Federal (PF).


A investigação, conduzida pela PF, expôs fraudes fundiárias e a venda ilegal de créditos de carbono, resultando em uma operação realizada nos estados do Amazonas, Rondônia e Pernambuco. Durante a ação, dois servidores do Ipaam foram presos, e 18 mandados de busca e apreensão foram cumpridos. Entre os alvos, estão quatro advogados e um policial militar de Rondônia. Dionísia Soares Campos, superintendente de Agricultura e Pecuária do Amazonas, também foi alvo de busca.


O Governo do Estado confirmou que, além de Juliano Valente, todos os servidores do Ipaam implicados na operação foram exonerados e afastados de suas funções na segunda-feira (9), incluindo os servidores de carreira.


Rosa Mariette, agora à frente do instituto, assume a missão de liderar o Ipaam em meio a um cenário de desafios e necessidade de reestruturação institucional.

Fonte: da Redação do site Porto de Lenha News