Sentimento de justiça. Essa foi a sensação de Amanda Oliveira, de 23 anos, ao conseguir recuperar o celular por meio do Programa RecuperaFone, do Governo do Amazonas. O aparelho, que tem valor sentimental por ter sido um presente do pai, foi restituído graças ao trabalho das equipes da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). Lançado, em setembro deste ano, pelo governador Wilson Lima, o programa recuperou mais de 2,1 mil celulares
De acordo com a SSP-AM, dos 2,1 mil aparelhos recuperados, 750 proprietários foram identificados, incluindo Amanda Oliveira. A operadora de caixa havia registrado um boletim de ocorrência em fevereiro deste ano, após o roubo do celular.
“Meu celular tem um valor sentimental. Quando vi meu nome na lista, quase não consegui dormir de tanta ansiedade para buscá-lo”, disse Amanda.
A operadora de caixa também agradeceu o trabalho policial e enfatizou a importância de registrar o B.O. “Agradeço muito à equipe pelo trabalho e peço que as pessoas confiem na polícia e façam o boletim de ocorrência. Sem isso, eu não teria tido essa oportunidade”, destacou.
RecuperaFone e Coletivo Mais Seguro
Neste mês, o Governo do Amazonas, por meio SSP-AM, também inaugurou a sede dos Programas RecuperaFone e Coletivo Mais Seguro. Durante a entrega do novo espaço, localizado na Rua 7, no conjunto Celetramazon, bairro Adrianópolis, a SSP-AM fez a restituição de 500 celulares aos proprietários.
Com o trabalho integrado entre a Polícia Civil (PC-AM) e Polícia Militar (PMAM), em novembro deste ano, o Amazonas registrou queda de 86% nos roubos ao transporte coletivo. E os roubos de celulares apresentou queda no mesmo período de 52%.
A nova sede foi revitalizada de forma conjunta entre a SSP-AM e a Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE). As duas unidades estão funcionando no mesmo ambiente, mas com salas próprias de investigação, cartórios e acolhimento, em formato de delegacia. A ideia em ter as duas unidades funcionando no mesmo local é proporcionar acessibilidade ao cidadão e desta forma, aumentar o poder de resposta das Forças de Segurança.
Operações
Desde o lançamento do RecuperaFone no Amazonas, o Estado já deflagrou diversas operações. Durante a primeira Operação, realizada no dia 20 de setembro, as Polícias Civil e Militar com o apoio de órgãos de fiscalização, recolheram no Centro de Manaus, aproximadamente, mil aparelhos. Os dispositivos móveis estavam em bancas e lojas identificadas como assistências técnicas.
Em outra ação para combater esse tipo de crime, a SSP-AM deflagrou a Central Integrada de Fiscalização (CIF) em todas as zonas de Manaus. Diversas lojas e assistências de aparelhos celulares que estavam irregulares foram interditadas e aparelhos celulares apreendidos.
A nova fase do RecuperaFone atua com blitz realizadas nas principais vias da capital para localizar celulares roubados ou furtados. A ação inclui a checagem do número IMEI dos celulares encontrados com os cidadãos abordados, de forma rápida e sem acessar dados sigilosos.
Amazonas Mais Seguro
O RecuperaFone e Coletivo Mais Seguro fazem parte dos investimentos previstos pelo programa Amazonas Mais Seguro. Desde 2019, o governador Wilson Lima já investiu na Segurança Pública de todo o Amazonas o montante de R$ 1 bilhão, consolidando as polícias do Amazonas entre as mais bem equipadas e remuneradas do Brasil. Conforme dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a Polícia Militar do Amazonas possui o 5º maior salário bruto do País.
manaus carteira estudantil amazonas sinetram Sebastião amazonas teatro cultura manaus cachorros manaus animais maus-tratos amazonas cinema amazonas manaus Joan Crawford Cine Carmen Miranda manaus cinema ingresso amazonas cultura promoção cultura manaus Grupo Jurubebas amazonas teatro manaus calor verão ADS feira amazonas amazonas Amazônia Mágica manaus livro projeto turismo visita museu do seringal manaus amazonas avião tecnologia amazonia ecranoplano barco