A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) encerrou o ano de 2024 com um marco importante na área de assistência materno infantil. O órgão registrou a redução de 49,2% na mortalidade materna, em relação a 2023. Este é o melhor resultado dos últimos dez anos. O cálculo da redução é baseado na quantidade de óbitos maternos para cada 100 mil bebês nascidos vivos.
A secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, atribui essa queda a uma série de ações e investimentos que vêm sendo executados pelo Governo do Amazonas, para reforçar a rede de assistência materno infantil. Dentre elas, a melhoria da infraestrutura das maternidades, aumento da oferta de consultas pré-natal de alto risco nas policlínicas, treinamento das equipes e adoção de novos protocolos de atendimento.
É fruto também, disse a secretária, do empenho das equipes da SES-AM para garantir uma rede completa para o acompanhamento de mães e bebês em todas as etapas, da gestação ao nascimento.
Nayara Maksoud cita, entre as iniciativas que contribuíram para os bons resultados, a ampliação das consultas de pré-natal de alto risco nas policlínicas do Estado. “O acompanhamento no pré-natal é uma etapa crucial para mitigar os riscos de intercorrência durante a gestação e parto. Quando se trata de gravidez de alto risco essa assistência é ainda mais necessária”, explica.
Ela também destaca a elaboração de notas técnicas, estabelecendo protocolos de assistência materno infantil em diferentes áreas, como partograma, que é um instrumento para acompanhar a evolução do parto, sumário de alta, acesso ao pré-natal de alto risco, à laqueadura e vasectomia, entre outras medidas. “São normas que tem como objetivo desenvolver padrões de atendimento na rede de saúde, para que as mulheres tenham um acompanhamento integral em toda e qualquer unidade”, acrescenta.
Ainda como parte das ações, a SES implementou um protocolo para análise da causa raiz dos óbitos maternos nos municípios. “É a partir dessa análise que conseguimos desenvolver novas orientações para evitar outras intercorrências”, frisa.
Durante todo o ano, a SES-AM realizou diversos treinamentos das equipes, com o intuito de atualizar e preparar os profissionais que atuam na rede, para os atendimentos. Entre as capacitações estão o Fórum Perinatal; oficina de saúde indígena para prevenção da mortalidade materna, infantil e fetal; treinamento em direito das mulheres e lei do acompanhante; síndromes hipertensivas na gestação; pré-natal de qualidade para um parto seguro, entre outros.
As sete maternidades da rede estadual de saúde, disse a secretária, se empenharam na realização de um trabalho de excelência. Hoje, todas possuem o selo de “Iniciativa Hospital Amigo da Criança” (IHAC), do Ministério da Saúde. O selo é concedido a maternidades que investem em capacitação de pessoal e aprimoramento de processos, visando ao incentivo ao aleitamento materno exclusivo, cuidado respeitoso e humanizado à mulher durante o pré-parto, parto e pós-parto.
manaus peixe semana santa consumo de peixe venda de peixe em manaus amazonas reajuste Segurança Pública do Estado amazonas Wilson Lima manaus cinema lgbt manaus cultura amazonas música arte amazonas manaus Festival Zero 92 cultura conversa livraria valer cultura indigenas amazonas manaus senai manaus recursos humanos banco de talentos amazonas plataforma manaus video amazonas detran radares de velocidade policia fios de cobre amazonas FAO manaus Corredor Criativo da Amazônia amazonas ipaam resgae manaus denuncia caprichoso manaus garantido feijoada amazonas