O Amazonas foi destaque na pesquisa do Ministério do Turismo (Mtur), Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e Polícia Federal. De acordo com a pesquisa, em 2024, o crescimento da chegada de turistas internacionais foi de 18,2% em comparação a 2023.
O estudo aponta que os destinos amazonenses receberam 28,4 mil turistas internacionais em 2024, sendo 2.281 somente em dezembro. O número recorde consolida o trabalho do Governo do Amazonas, por meio da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), na promoção do estado como um dos principais destinos turísticos do Brasil.
O presidente da Amazonastur, Ian Ribeiro, destacou que o crescimento do turismo internacional nos municípios do Amazonas são reflexo dos investimentos do Governo do Amazonas no turismo, principalmente, no interior do Amazonas, com projeto de interiorização e promoção do destino.
“O aumento expressivo é o reflexo do trabalho conjunto com nossos turismólogos nos municípios do Amazonas, resultando em capacitação e ordenamento. Com essa teia fortalecida, promovemos o Amazonas nacionalmente e internacionalmente com as participações em feiras e ações conjuntas com a Embratur e Mtur”, salientou Ribeiro.
O levantamento apresentou o Teatro Amazonas, Encontro das Águas dos rios Negro e Solimões, como os principais atrativos turísticos visitados. Trilhas, passeios de barco e visita às comunidades indígenas também foram citadas, o que destaca o Amazonas como um destino ideal para a prática de etnoturismo, ecoturismo e turismo de natureza.
Os dados fazem parte de um levantamento que analisou o fluxo de turistas internacionais em todo o Brasil. Foram destaque os estados nortistas Amapá (+23,2%) e o Pará (+47,4%), que recebeu eventos da COP 30.
Conexões aéreas impulsionam o turismo internacional
Para reforçar e impulsionar o turismo internacional, o Governo do Amazonas, por meio da Amazonastur, investiu na ampliação da malha aérea, com o anúncio de novos voos internacionais e nacionais, que aumentam a conectividade do Amazonas.
Atualmente, Manaus possui voos diretos para Miami e Fort Lauderdale, nos Estados Unidos, operados pela Gol e Azul Linhas Aéreas e para Bogotá, na Colômbia, operado pela Avianca e para o Panamá, operado pela Copa Airlines. Além disso, há conexões para Puerto Ordaz, na Venezuela, pela Conviasa e recentemente o foi anunciado a retomada do voo para Lisboa, em Portugal, pela TAP Air Portugal, que posiciona o Amazonas como uma porta de entrada para turistas europeus.
Promoção internacional e capacitação
Em 2024, ações para promover o ordenamento, a qualificação e a divulgação do turismo no estado foram destaque. Entre elas, a capacitação realizada no mercado europeu, que treinou cerca de mil agentes de turismo em seis idiomas, reforçando o potencial do Amazonas no mercado global. As press trip, em parceria com a Embratur e a TAP Air Portugal também foram realizadas para promover o Festival de Parintins e a retomada do voo Lisboa-Manaus.
manaus amazonas Grupo Jurubebas teatro cultura ADS verão calor feira amazonas manaus manaus Amazônia Mágica amazonas projeto livro manaus visita turismo amazonas museu do seringal amazonia ecranoplano tecnologia avião barco cultura secretaria de cultura amazonas caio andré manaus brasil suporte digital Pix contas de banco manaus amazonas brigas generalizadas recife santa cruz esporte manaus cultura ri bola amazonas cinema oportunidade amazonas curso técnico cetam manaus