Potássio do Brasil assina acordo com povo indígena Mura, de Autazes



A Brazil Potash listada na NYSE-American com a sigla GRO, empresa que desenvolve e constroi o maior projeto de fertilizantes de potássio do Brasil, anunciou hoje a assinatura de um Acordo Preliminar de Cooperação com o Conselho Indígena Mura (CIM) de Autazes, um marco significativo no desenvolvimento do Projeto Potássio Autazes da Companhia.


O Acordo, assinado pela subsidiária integral da Companhia, Potássio do Brasil Ltda., estabelece uma estrutura preliminar para a colaboração entre o Projeto e as comunidades indígenas Mura.


O que diz o acordo


Os elementos principais incluem: a implementação do “Plano Bem Viver Mura” – um programa de desenvolvimento sustentável; o investimento em iniciativas de desenvolvimento social e cultural para aldeias indígenas representadas pela CIM e o compromisso com programas socioeconômicos e ambientais alinhados com o licenciamento ambiental atual e requisitos legais.


“Este Acordo formaliza nosso compromisso com a promoção do desenvolvimento sustentável em parceria com o povo Mura”, disse Adriano Espeschit, presidente da Potássio do Brasil.


Impacto positivo para os indígenas


O Acordo foi desenvolvido de acordo com as exigências do Povo Mura e segue um amplo envolvimento comunitário liderado pela CIM, representante oficialmente reconhecido do Povo Mura de Autazes.


“Após seu forte apoio ao Projeto em setembro de 2023, temos o prazer de formalizar uma estrutura inicial que criará um impacto positivo duradouro para as comunidades indígenas Mura, ao mesmo tempo que avança a capacidade doméstica de produção de potássio do Brasil”, completou o executivo.


Fonte: com informação da assessoria de imprensa