O Polo Industrial de Manaus (PIM) deve produzir 1.880.000 motocicletas em 2025, o que representa um crescimento de 7,5% no comparativo com o ano passado. A estimativa foi divulgada pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), nesta semana.
A previsão otimista surge em um cenário de recuperação econômica após os impactos causados à economia devido a seca severa que afetou o Amazonas em 2024. Embora o setor tenha encontrado dificuldades para o transporte de matéria-prima, o ano terminou com 1.748.317 unidades fabricadas.
Para 2025, o presidente da Abraciclo, Marcos Bento, avalia que o setor será impulsionado pela alta demanda por motocicletas no estado.
"Embora a conjuntura macroeconômica apresente incertezas, acreditamos que a demanda pela motocicleta poderá seguir em alta, principalmente devido aos seus atributos, como preço acessível, baixo custo de manutenção e agilidade nos deslocamentos", avalia Marcos Bento, presidente da Abraciclo
Diante desse cenário, Bento enfatiza que o grande desafio das fabricantes é continuar atendendo à crescente demanda do mercado, oferecendo ao consumidor produtos com tecnologia e recursos que garantam a segurança, qualidade e respeito ao meio ambiente.
No varejo, a perspectiva é que sejam emplacadas 2.020.000 motocicletas, alta de 7,7% em relação a 2024. As exportações deverão somar 35.000 unidades, crescimento de 13%.
Resultados 2024
De acordo com dados da Abraciclo, a indústria fechou o ano de 2024 com um volume de 11,1% superior ao registrado em 2023 e representa o melhor desempenho para o segmento em 14 anos.
"Mesmo diante de um ano bastante desafiador, onde tivemos que contornar o problema da estiagem, o crescimento do setor superou os dois dígitos. Esse resultado foi graças a um bom planejamento da indústria que permitiu que as linhas de montagem mantivessem seu ritmo de produção", completa o executivo.
No varejo, as vendas totalizaram 1.876.427 unidades, alta de 18,6% na comparação com o ano anterior. O volume foi o melhor resultado alcançado desde 2011.
Fonte: com informação da assessoria
semana santa consumo de peixe venda de peixe em manaus amazonas peixe manaus reajuste Segurança Pública do Estado amazonas Wilson Lima manaus manaus lgbt cultura cinema amazonas Festival Zero 92 música amazonas cultura arte manaus indigenas manaus conversa amazonas cultura livraria valer banco de talentos amazonas senai plataforma manaus recursos humanos manaus radares de velocidade video policia detran fios de cobre amazonas amazonas Corredor Criativo da Amazônia FAO manaus resgae ipaam amazonas manaus denuncia manaus caprichoso feijoada garantido amazonas