O Amazonas vai ganhar sua primeira sala de cinema dentro de uma aldeia indígena. A sala do projeto "Cine Aldeia", da Prefeitura de Manaus, será inaugurada no próximo sábado (1º), na aldeia indígena Inhaã-bé, localizada no Tarumã-Açu, na capital amazonense.
Durante o lançamento, oito curtas-metragens serão exibidos, permanecendo em cartaz nos primeiros meses do ano. Além dos curtas, o "Cine Aldeia" estará lançando o documentário "Traços da Resistência", dirigido e produzido pela produtora indígena e idealizadora do projeto, Thaís Kokama.
O "Cine Aldeia" é uma das primeiras salas de cinema de aldeias indígenas no país e a primeira na região Norte. Para Thaís, avanços como esse estão diretamente relacionados às novas oportunidades que surgiram nos últimos anos, por meio de editais para a cultura.
"Atualmente, a aldeia Inhaã-bé, mesmo após o isolamento causado pela Covid-19 e recentemente afetada pela seca no lago Tarumã-Açu, ganhou força com diversas ações culturais e, agora, com a nova sala de cinema, vemos mais uma fase positiva para nós, indígenas, ao sermos inseridos neste segmento cultural", disse a produtora.
As pessoas interessadas em comparecer ao lançamento deverão pegar o transporte gratuito, às 16h, no porto da Prainha, localizado no Tarumã-Açu. O retorno de volta ao porto está marcado para as 18h.
O projeto “Cine Aldeia” foi um dos selecionados pelo Concurso Prêmio Manaus Identidade Cultural – Audiovisual (Edital 004/2023), por meio da Lei Paulo Gustavo (LPG), da Prefeitura de Manaus, por intermédio do Concultura, com o apoio do Ministério da Cultura e do governo federal.
Corredor Criativo da Amazônia amazonas manaus FAO ipaam resgae manaus amazonas denuncia garantido manaus amazonas feijoada caprichoso indigenas Fundo Podáali inscrições amazonas Jogos Universitários do Amazonas amazonas manaus jogos universitarios universidade ingressos cacique ramos manaus amazonas pagode show paixão de cristo manaus amazonas Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade indigenas amazonas educação fas manaus Ariá manaus alimento de memória afetiva amazonas livro lançamento laboratório comunidade Moju-Miri amazonas manaus