O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) anunciou nesta sexta-feira o início do período de Defeso Florestal 2025, que começa no dia 31 de janeiro, e se estende até 15 de maio. Essa medida tem como objetivo preservar o meio ambiente, evitar danos à floresta, ao solo e ao maquinário utilizado na exploração madeireira, visando minimizar os impactos causados pela atividade de exploração florestal durante o período de chuvas intensas na Amazônia.
Considerando a estiagem severa pela qual passou o estado do Amazonas em 2024, o período de defesa florestal será a partir do dia 31 de janeiro a 15 de maio de 2025, diante de análise técnica, da legislação vigente, da previsão de regime pluviométrico emitido pelo Serviço Geológico do Brasil - SGB, referente ao estado do Amazonas e da nota técnica INMET/INPE, está especializada é favorável à alteração do defeso florestal, o qual deve compreender o período entre 31 de janeiro de 2025 a 15 de maio de 2025.
“O período de Defeso Florestal auxilia na segurança de trabalho dos manejadores, uma vez que é no período de chuvas que aumentam as chances de acidentes no ambiente florestal. É um mecanismo de proteção da floresta para garantir sustentabilidade da atividade em longo prazo”, destaca a gerente da Gerência de Controle Florestal do Ipaam, Aline Britto.
Defeso Florestal
O Defeso Florestal é uma restrição sazonal que ocorre anualmente no estado do Amazonas, coincidindo com o período chuvoso da região. Durante esse tempo, ficam proibidas as atividades de corte, arraste e transporte de madeira na floresta.
Acesso a sistemas e regulamentação
Durante o Defeso Florestal, o acesso ao Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais (Sinaflor) e ao Documento de Origem Florestal (DOF) será suspenso para declarações de corte e transporte de produtos florestais.
A medida é respaldada por dispositivos legais, como a Resolução CONAMA nº 406/2009, Resolução CEMAAM nº 35/2022, Instrução Normativa do Ibama nº 22/2013 e a Lei Estadual nº 3.785/2012.
Conscientização e preservação
O Ipaam destaca a importância de todos os envolvidos no setor madeireiro respeitarem o Defeso Florestal para garantir a preservação dos recursos naturais e a sustentabilidade das atividades no estado.
amazonas sinetram manaus carteira estudantil amazonas teatro cultura manaus Sebastião cachorros animais maus-tratos manaus amazonas Joan Crawford Cine Carmen Miranda manaus amazonas cinema manaus amazonas cultura ingresso cinema promoção cultura teatro Grupo Jurubebas manaus amazonas feira amazonas verão calor manaus ADS manaus amazonas livro projeto Amazônia Mágica turismo amazonas museu do seringal manaus visita tecnologia barco avião ecranoplano amazonia