O Museu do Seringal Vila Paraíso, localizado na zona rural de Manaus, reabre para visitação do público na quinta-feira (06/02). O museu funciona de segunda a sábado, das 9h às 15h (exceto às quartas-feiras, quando fecha para manutenção), e, aos domingos, das 9h às 13h.
A suspensão das atividades, em setembro de 2024, foi motivada pela severa estiagem que atingiu a região nos últimos meses, pois o acesso ao Museu do Seringal acontece exclusivamente por via fluvial. O translado parte da Marina do Davi, localizada na avenida Coronel Teixeira, na Ponta Negra.
A visitação é gratuita, mas vale ressaltar que a travessia feita pela Cooperativa dos Profissionais de Transporte Fluvial da Marina do Davi (Acamdaf), no valor de R$ 21,00 para cada trecho, ou seja, R$ 42,00 ida e volta.
“O Museu do Seringal conta com um roteiro referente à vida do seringueiro, com um cenário todo trabalhado, que reproduz um seringal da época do ciclo da borracha. Toda a nossa visitação é mediada por um guia de turismo do espaço. É um passeio muito interessante, vale muito a pena conhecer”, afirmou Aline Santana, diretora do Departamento de Museus da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, que convida o público a prestigiar o retorno do espaço cultural.
Mais informações sobre o Museu do Seringal e outros espaços podem ser encontradas no site ou nas redes sociais da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas (cultura.am.gov.br e @culturadoam).
FAO amazonas Corredor Criativo da Amazônia manaus amazonas resgae denuncia manaus ipaam feijoada garantido manaus amazonas caprichoso indigenas inscrições amazonas Fundo Podáali amazonas universidade jogos universitarios Jogos Universitários do Amazonas manaus show manaus ingressos cacique ramos pagode amazonas manaus paixão de cristo Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade amazonas manaus educação amazonas fas indigenas alimento de memória afetiva lançamento manaus Ariá livro amazonas amazonas comunidade Moju-Miri manaus laboratório