Caio André é confirmado como novo secretário de Cultura do Amazonas

O ex-vereador de Manaus, Caio André (União Brasil), foi nomeado como novo titular da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas (SEC). A informação foi confirmada pelo governo estadual em nota divulgada na tarde desta terça-feira (4).

De acordo com o Executivo, a nomeação será oficializada na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira, com assinatura do governador Wilson Lima (União Brasil).

Caio André assume a pasta no lugar de Cândido Jeremias Neto, que esteve à frente da secretaria entre outubro de 2024 e janeiro de 2025. Seu antecessor, Marco Apolo Muniz, foi exonerado após ser flagrado em uma reunião com secretários estaduais e policiais militares, em um encontro suspeito de favorecer uma candidata à prefeitura de Parintins.

A indicação de Caio André vinha sendo especulada desde sua derrota nas últimas eleições municipais, quando não conseguiu a reeleição para vereador e ficou como primeiro suplente do União Brasil, com 8.019 votos. Entre 2023 e 2024, presidiu a Câmara Municipal de Manaus (CMM) e teve papel estratégico na articulação política do governador Wilson Lima junto ao legislativo municipal.

Trajetória política

Natural de Manaus, Caio André é bacharel em Direito desde 2002. Sua atuação na administração pública começou como conselheiro municipal de Esportes (2012-2013), seguido pelo cargo de subsecretário municipal de Esportes em 2014.

No âmbito estadual, foi assessor jurídico da extinta Secretaria Estadual de Juventude, Esporte e Lazer em 2017, tornando-se titular da pasta em 2019. Também comandou a Fundação Amazonas de Alto Rendimento (FAAR).

Em 2020, foi eleito vereador de Manaus com 4.666 votos, assumindo posteriormente a presidência da CMM.

Fonte: da Redação do site Porto de Lenha