Espetáculo ‘Sebastião’ é confirmado na programação do Festival de Curitiba 2025



O espetáculo “Sebastião”, do Ateliê 23, vai compor a programação do Festival de Curitiba 2025, com sessões na Mostra Lúcia Camargo, nos dias 5 e 6 de abril, no Teatro Zé Maria. É o segundo ano consecutivo que a companhia de teatro amazonense participa de um dos maiores e mais importantes festivais de artes cênicas da América Latina.

Na edição de 2024, o Ateliê 23 participou com a peça “Cabaré Chinelo”, que conta a verdadeira história da belle époque no Amazonas. Segundo Daniele Sampaio, que integra a equipe do Festival de Curitiba desde 2022, a curadoria do evento tem como princípio não repetir companhias em edições seguidas, a fim de oferecer mais oportunidade a outros grupos. No entanto, ela destaca que é a primeira vez em três anos que foi aberta uma exceção, por “Sebastião” ser uma produção artística sintonizada com as questões contemporâneas, que estão na ordem do dia e não podem ser ignoradas.

“A força da obra, a urgência do debate é que faz com que a gente olhe para o trabalho e diga que não dá para esperar o ano que vem, então vamos colocar ‘Sebastião’ nesta edição”, afirma a curadora Daniele Sampaio. “É pelo mérito, pela pesquisa, pelo trabalho dos intérpretes. É muito importante ter em mente que não se trata de cota ou uma curadoria refém da representatividade e, sim, do compromisso com a questão da linguagem, do estudo e da experimentação”.

O espetáculo do grupo do Amazonas na grade de 2025 reflete um dos principais pilares da curadoria, o de nacionalização da mostra.

“É fantástico que a curadoria sempre escolha espetáculos do Norte, esse é um dos papéis de um festival, viabilizar a apresentação de um grupo tão importante”, comenta a diretora do Festival de Curitiba, Fabíula Bona Passini.

Investimento

Taciano Soares, diretor do espetáculo com Eric Lima, ressalta que “Sebastião” está despontando no seu terceiro mês e participa do segundo festival internacional porque o grupo pode concentrar esforços no trabalho artístico e de difusão, com apoio do Itaú Cultural, através do Programa Rumos, e do Ministério da Cultura, via Fundação Nacional de Artes (Funarte).

“Isso significa que, com investimento, a gente tem qualidade e retorno para cena muito maior e podemos comprovar nas reações das pessoas na primeira temporada do espetáculo e, agora, nas primeiras apresentações do ano. As políticas públicas e culturais, de maneira geral, são fundamentais para continuidade das ações, quando elas existem, os resultados são postos e são vistos, como temos em ‘Sebastião’”, comenta o diretor.

“Mais que uma satisfação, é uma resposta sobre o trabalho que temos feito, de furar a bolha, de formação de plateia, de incentivo de consumo cultural em teatro”, completa Taciano Soares.

Em cartaz no Teatro Gebes Medeiros

Nesta sexta-feira (14/02), às 20h, tem “Sebastião” no Teatro Gebes Medeiros (Avenida Eduardo Ribeiro, 937, Centro). Os ingressos estão à venda por R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia-entrada), no perfil da companhia amazonense no Instagram (@atelie23) e no site shopingressos.com.br.

Em cena, Eric Lima, Taciano Soares, Francis Madson, Andiy, Elias Difreitas, Jorge Sabóia e José Holanda dão vida a sete drag queens: Little Drag, Carmencita, Chica, AngelVênus, Lady Sinty e Sebastiane, que trazem memórias da década de 70, direto do Bar Patrícia, o primeiro reduto gay em Manaus, localizado na Avenida Constantino Nery.

A obra, inspirada no livro “Um Bar Chamado Patrícia”, do estilista Bosco Fonseca, tem experiências dos atores e temas como homofobia, entre outros diferentes tipos de violência vividos pela comunidade LGBTQIAPN+. Nos streamings de áudio, o público tem disponível “Baby Gay” e “Sou Todo Amor”.

“Sebastião” é uma realização do Ateliê 23, com apoio do Itaú Cultural, através do Programa Rumos, do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), e Ministério da Cultura, via Fundação Nacional de Artes (Funarte).

Fonte: com informações da assessoria de imprensa