O espetáculo “Sebastião”, do Ateliê 23, vai compor a programação do Festival de Curitiba 2025, com sessões na Mostra Lúcia Camargo, nos dias 5 e 6 de abril, no Teatro Zé Maria. É o segundo ano consecutivo que a companhia de teatro amazonense participa de um dos maiores e mais importantes festivais de artes cênicas da América Latina.
Na edição de 2024, o Ateliê 23 participou com a peça “Cabaré Chinelo”, que conta a verdadeira história da belle époque no Amazonas. Segundo Daniele Sampaio, que integra a equipe do Festival de Curitiba desde 2022, a curadoria do evento tem como princípio não repetir companhias em edições seguidas, a fim de oferecer mais oportunidade a outros grupos. No entanto, ela destaca que é a primeira vez em três anos que foi aberta uma exceção, por “Sebastião” ser uma produção artística sintonizada com as questões contemporâneas, que estão na ordem do dia e não podem ser ignoradas.
“A força da obra, a urgência do debate é que faz com que a gente olhe para o trabalho e diga que não dá para esperar o ano que vem, então vamos colocar ‘Sebastião’ nesta edição”, afirma a curadora Daniele Sampaio. “É pelo mérito, pela pesquisa, pelo trabalho dos intérpretes. É muito importante ter em mente que não se trata de cota ou uma curadoria refém da representatividade e, sim, do compromisso com a questão da linguagem, do estudo e da experimentação”.
O espetáculo do grupo do Amazonas na grade de 2025 reflete um dos principais pilares da curadoria, o de nacionalização da mostra.
“É fantástico que a curadoria sempre escolha espetáculos do Norte, esse é um dos papéis de um festival, viabilizar a apresentação de um grupo tão importante”, comenta a diretora do Festival de Curitiba, Fabíula Bona Passini.
Investimento
Taciano Soares, diretor do espetáculo com Eric Lima, ressalta que “Sebastião” está despontando no seu terceiro mês e participa do segundo festival internacional porque o grupo pode concentrar esforços no trabalho artístico e de difusão, com apoio do Itaú Cultural, através do Programa Rumos, e do Ministério da Cultura, via Fundação Nacional de Artes (Funarte).
“Isso significa que, com investimento, a gente tem qualidade e retorno para cena muito maior e podemos comprovar nas reações das pessoas na primeira temporada do espetáculo e, agora, nas primeiras apresentações do ano. As políticas públicas e culturais, de maneira geral, são fundamentais para continuidade das ações, quando elas existem, os resultados são postos e são vistos, como temos em ‘Sebastião’”, comenta o diretor.
“Mais que uma satisfação, é uma resposta sobre o trabalho que temos feito, de furar a bolha, de formação de plateia, de incentivo de consumo cultural em teatro”, completa Taciano Soares.
Em cartaz no Teatro Gebes Medeiros
Nesta sexta-feira (14/02), às 20h, tem “Sebastião” no Teatro Gebes Medeiros (Avenida Eduardo Ribeiro, 937, Centro). Os ingressos estão à venda por R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia-entrada), no perfil da companhia amazonense no Instagram (@atelie23) e no site shopingressos.com.br.
Em cena, Eric Lima, Taciano Soares, Francis Madson, Andiy, Elias Difreitas, Jorge Sabóia e José Holanda dão vida a sete drag queens: Little Drag, Carmencita, Chica, Angel, Vênus, Lady Sinty e Sebastiane, que trazem memórias da década de 70, direto do Bar Patrícia, o primeiro reduto gay em Manaus, localizado na Avenida Constantino Nery.
A obra, inspirada no livro “Um Bar Chamado Patrícia”, do estilista Bosco Fonseca, tem experiências dos atores e temas como homofobia, entre outros diferentes tipos de violência vividos pela comunidade LGBTQIAPN+. Nos streamings de áudio, o público tem disponível “Baby Gay” e “Sou Todo Amor”.
“Sebastião” é uma realização do Ateliê 23, com apoio do Itaú Cultural, através do Programa Rumos, do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), e Ministério da Cultura, via Fundação Nacional de Artes (Funarte).
procon combustivel amazonas gasolina manaus inscrição artes manaus amazonas matricula liceu de parintins manaus ads amazonas feira feira da ads espetaculo teatro gebes medeiros manaus amazonas sebastião Cella amazonas trilha sonora manaus abertura pokémon horizontes pikachu estudo pesquisa ciencia e tecnologia amazonas educação manaus Alunos amazonas escola indígena Selo Ouro de Alfabetização rapper amazonas manaus Kurt Sutil música amazonas escola gratuidade manaus rede pública espetáculo manaus Leticia Sabatella amazonas Daniel Dantas