Dois adolescentes indígenas da etnia Munduruku, de 14 e 12 anos, foram encontrados neste domingo (16), após seis dias desaparecidos na Terra Indígena Kwata/Laranjal, ao norte de Borba, no Amazonas. O resgate contou com o apoio do Exército Brasileiro.
Os jovens foram localizados por indígenas na comunidade Paca, cerca de 20 quilômetros ao sul da comunidade Vila Nova, onde haviam se perdido. A operação de busca foi conduzida por uma força-tarefa composta por tropas do Comando Militar da Amazônia (CMA), Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e indígenas de diversas aldeias.
Atendendo a um chamado da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB), o CMA mobilizou tropas do 1º Batalhão de Infantaria de Selva e uma aeronave do 4º Batalhão de Aviação do Exército. O helicóptero HM-4 foi utilizado para intensificar as buscas e transportar os adolescentes até Nova Olinda, onde passaram por avaliação médica.
Encontrados em boas condições de saúde, os adolescentes receberam atendimento inicial do médico do Polo Base da Aldeia Laranjal. Embora não apresentassem ferimentos aparentes, foram encaminhados a Nova Olinda para hidratação e acompanhamento médico.
A operação reforça o compromisso do CMA com a segurança e o bem-estar dos povos indígenas e da população amazônica, garantindo assistência humanitária em áreas de difícil acesso.
manaus amazonas FAO Corredor Criativo da Amazônia denuncia amazonas ipaam manaus resgae garantido caprichoso amazonas manaus feijoada amazonas indigenas inscrições Fundo Podáali jogos universitarios manaus universidade amazonas Jogos Universitários do Amazonas cacique ramos manaus amazonas ingressos pagode show Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade paixão de cristo amazonas manaus educação manaus amazonas indigenas fas alimento de memória afetiva manaus Ariá amazonas lançamento livro amazonas manaus comunidade Moju-Miri laboratório