O Barco Hospital São João XXIII inicia nova expedição de atendimento em saúde, nesta sexta-feira (21/02), na comunidade Vila do Jacaré, zona rural do município de Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus). De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), a embarcação hospitalar fica na comunidade até quinta-feira (27/02).
Estão previstos mais de mil atendimentos, nas especialidades de Clínica Geral, Geriatria, Cirurgia Geral e do Aparelho Digestivo, Pediatria, Odontologia, Anestesiologia e Radiologia, além de exames, cirurgias, dispensação de medicamentos e vacinação. A iniciativa é uma parceria da SES-AM com a Associação e a Fraternidade Lar São Francisco de Assis.
A secretária de estado de Saúde, Nayara Maksoud, afirma que a cooperação, permitiu ao Governo do Amazonas ampliar o acesso aos serviços da rede pública de saúde para as comunidades rurais e indígenas, facilitando atendimento especializado e, também, ações de assistência básica a quem mora em áreas mais afastadas. “Com o barco, estamos vencendo barreiras geográficas e levando, às comunidades, desde o exame e a vacina, até cirurgias. Esse modelo de atendimento é importante por ampliar e garantir mais acesso à saúde aos que moram em áreas remotas”, destaca.
O Barco Hospital São João XXIII foi construído pela Associação e a Fraternidade Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus, com o apoio do Ministério Público do Trabalho (MPT) e outras instituições. Através de convênio com a instituição, o Governo do Amazonas aporta recursos para garantir a manutenção do barco e as expedições de saúde nas comunidades rurais.
Este ano, o Barco Hospital deve percorrer 22 municípios do interior do estado. Já esteve em Iranduba, Manaquiri e Novo Airão e em março segue para Anori e Codajás.
Serviços
Os serviços no Barco Hospital São João XXIII iniciam às 7h. No local, além dos atendimentos nas especialidades médicas, são realizados exames laboratoriais, raio-X, mamografia, ultrassonografia e eletrocardiograma, cirurgias, além da dispensação de medicamentos e vacinação.
Para atendimento, os interessados devem comparecer ao local munidos com o cartão do SUS ou qualquer documento de identificação pessoal. Após a triagem, são encaminhados para o serviço desejado. A unidade fluvial também conta o apoio de duas ambulanchas para a realização transferências, caso necessário.
manaus cacique ramos pagode show ingressos amazonas Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade amazonas manaus paixão de cristo manaus fas indigenas educação amazonas manaus amazonas Ariá lançamento livro alimento de memória afetiva manaus amazonas laboratório comunidade Moju-Miri saúde amazonas manaus cirurgia bebês gemeas siamesas saúde do amazonas amazonas Miss Brasil Pré-Teen Universe manaus amazonas manaus IPTU Digital pagamento aplicativo saúde luto Dária Barroso Serrão das Neves amazonas manaus amazonas investimento sambodromo festival de parintins parintins reforma