Mais de 60 mil imóveis em Manaus não pagarão o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). O anúncio foi feito pela prefeitura da capital nesta quarta (26). O número representa um aumento superior a 70% em relação a 2024, quando 30.208 imóveis foram isentos.
Segundo a prefeitura, para ter direito à isenção, o imóvel deve ser exclusivamente residencial, o contribuinte não pode possuir outra propriedade e o valor venal do imóvel não pode ultrapassar 1.000 UFMs (R$ 145.370,00 em 2025).
Outra iniciativa importante foi a edição de um decreto que concede isenção de IPTU por mais cinco anos a contribuintes inscritos no CadÚnico e beneficiários do programa Minha Casa, Minha Vida.
Parcelas
O decreto, que regulamenta o lançamento e o recolhimento do IPTU para o exercício de 2025, prevê descontos de até 15% para os contribuintes que optarem pelo pagamento do IPTU em cota única.
O desconto varia de acordo com o tipo de imóvel:
O IPTU 2025 poderá ser pago em cota única ou em até 10 parcelas mensais e sucessivas. A cota única ou primeira parcela se dará no dia 31 de março.
O valor mínimo de cada parcela é de 0,5 Unidade Fiscal do Município (UFM).
IPTU Digital
Além dos descontos para pagamento em cota única, o contribuinte ainda pode garantir um desconto extra de 2% sobre o lançamento aderindo ao IPTU Digital, uma facilidade que substitui o antigo carnê impresso.
Com essa inovação, os contribuintes poderão acessar seus dados tributários a qualquer momento, consultar valores, emitir comprovantes de pagamento e quitar o imposto diretamente pelo aplicativo Manaus Atende.
amazonas manaus Escambo Rede Parente projeto amom mendel amazonas politica fred ramos manaus pagamento manaus amazonas justiça uber briga ronaldinho gaucho arena da amazônia futebol manaus amazonas jogo das estrelas jogo manaus procon-am queda de energia amazonas apagão Amazonas Energia SA amazonas wcd manaus Dia Mundial da Criatividade manaus manaus amazonas espetáculo diário das marias empoderaELA manaus projeto amazonas mulheres aeroporto de manaus viagem manaus amazonas apagão amazonas energia elétrica sem energia manaus