A apuração do Grupo Especial do Carnaval de Manaus 2025 foi marcada por emoção e uma disputa acirrada entre as principais escolas de samba da cidade. Com a diretoria e torcedores atentos a cada nota, a grande campeã foi a Reino Unido da Liberdade, que brilhou na avenida com o enredo "Épahey Reino Unido! Mojubá, Gbogbo Orixá" com um total de 269,70 pontos.
Com um desfile impecável, a escola se destacou nos quesitos de harmonia, evolução e alegorias, garantindo o título máximo do carnaval manauara. A comemoração começou ainda durante a leitura das notas e tomou conta do Sambódromo, onde a comunidade iniciou os festejos da vitória.
O presidente da Reino Unido da Liberdade, Rangel Magalhães, atribui a vitória aos orixás que, segundo ele, escolheram o enredo. “É o enredo que foi dado pra gente, né? Os ancestrais eternizados, que são os orixás. Então a gente só fez seguir o que eles mandaram a gente fazer e aí a gente está se consagrando campeã do Carnaval”, declarou.
“Gratidão a eles, gratidão pelo enredo que eles deram. Eu acho que eles deram pra comunidade, pra gente sair daqui campeão do carnaval e pra gente fazer cada vez mais o carnaval mais bonito”, afirmou.
Para o secretário de Cultura e Economia, Caio André, a finalização da apuração é sinônimo de missão cumprida com o Carnaval das escolas de samba de Manaus. “O carnaval foi um sucesso, foi maravilhoso ver a apoteose das escolas de samba, tanto do grupo de acesso A e B quanto do grupo especial”, disse. “E a gente pôde acompanhar isso de perto e ver o resultado final, que foi um grande desfile, tanto na quinta quanto na sexta e principalmente no sábado. Foi maravilhoso ver e o sentimento é de dever cumprido”, avaliou.
Pódio
A segunda colocação, ficou com a Mocidade Independente de Aparecida, que encantou com uma apresentação grandiosa e um samba-enredo “Lux Sapientiae – Orgulho Caboclo” e acumulou um total de 267,90 pontos. Já a Vitória Régia, com o enredo “Meu Largo é Amado, Repleto de Histórias… Tem Arte Sacra, Arte Nata, Água Benta, Aguardente, Bares e Beatas. Brotam Neste Chão, em Verde e Rosa, Eu Canto com Emoção”, garantiu 267,80 pontos e alcançou o terceiro lugar no pódio, e também teve um desempenho expressivo, conquistando boas notas dos jurados e o reconhecimento do público.
A Sem Compromisso, que havia voltado ao Grupo Especial neste ano, ficou em último lugar e volta ao Grupo de Acesso A em 2026.
Apuração acirrada até a última nota
A leitura das notas foi acompanhada por dirigentes, componentes das escolas e foliões apaixonados, que vibraram a cada pontuação anunciada. A disputa foi intensa até os últimos quesitos. Para as escolas que não alcançaram o topo do pódio, o resultado serve como motivação para buscar um desempenho ainda melhor no próximo carnaval. O Grupo Especial de Manaus segue crescendo e consolidando sua importância no cenário carnavalesco.
Com a apuração concluída, o Carnaval de Manaus 2025, pelo menos no que diz respeito às escolas de samba, chega ao fim, deixando um legado de criatividade, emoção e muito samba no pé. Agora, as escolas já começam a planejar o desfile do próximo ano, prometendo um espetáculo ainda mais grandioso no Sambódromo em 2026.
Colocação das escolas do Grupo Especial
1º G.R.E.S Reino Unido da Liberdade – 269,70
2º G.R.E.S Mocidade Independente de Aparecida –267,90
3º G.R.E.S Vitória Régia –267,80
4º G.R.E.S Unidos do Alvorada –267,70
5º G.R.E.S Vila da Barra – 266,90
6º G.R.E.S Andanças de Ciganos –266,80
7º G.R.C.E.S A Grande Família –265,90
8º G.R.E.S Sem Compromisso – 265,20
manaus amazonas cultura aniversário samba pagode do momô amazonas cinema cultura cinema intinerante manaus exibição de filmes manaus amazonas cultura festival Festival Zero 92 cirurgia manaus amazonas show jorge e matheus show manaus terraço dj shopping plaza amazonas Teatro Amazonas Coral Infantil do Liceu apresentação La Bohème cultura crianças amazonas saúde manaus cirurgia gemeas siamesas amazonas manaus filmes Cine Carmen Miranda longa-metragem cinema cultura do amazonas manaus amazonas Secretaria de Cultura e Economia Criativa estagio oportunidade amazonas homenagem marcia siqueira roberto carlos show manaus