Aprimorar a forma como a informação é compartilhada nos museus, orientando a aprendizagem, acessibilidade e a comunicação igualitária são objetivos do guia criado através da pesquisa “Mediação da informação em museus: concepções a partir dos textos da exposição de longa duração do Museu Amazônico da Universidade Federal do Amazonas”, apoiada pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam).
Fomentada pelo Programa de Apoio a Pós-Graduandos Fora do Estado do Amazonas (Posgfe), Edital Nº012/2021, a pesquisa elaborou um guia informativo a partir de um projeto expográfico atual, voltado ao aprimoramento das estratégias de comunicação e educação para fortalecer a interação entre os visitantes e o patrimônio cultural e científico da Amazônia, ao promover uma experiência mais democrática e acessível.
O guia está alinhado à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), especialmente ao Objetivo 4 (Educação de Qualidade), ao fornecer subsídios para melhorar as estratégias de comunicação e educação em museus, e ao Objetivo 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis), ao promover a conscientização sobre a região amazônica e suas particularidades.
Museu como espaço de aprendizagem
A pesquisa reforça a necessidade de um modelo flexível para a elaboração dos textos expositivos, respeitando as particularidades de cada exposição, o design gráfico e, principalmente, o perfil dos visitantes para fortalecer o papel dos museus como espaços democráticos de conhecimento, capazes de se conectar de forma mais significativa com suas comunidades.
O guia reforça o papel de aprendizagem dentro do museu e reforça que o local deve ser acessível a todos, principalmente durante a troca de informação, ou seja, todos os visitantes, independentemente de sua formação ou habilidade de leitura, possam se sentir incluídos e aprender excepcionalmente durante as exposições.
O coordenador do estudo e doutor em Ciência da Informação, Thiago Giordano Siqueira, ressaltou a importância do apoio da Fapeam para uma formação acadêmica sólida, garantindo um rigor teórico e metodológico com a prática investigativa, voltada para questões contemporâneas da Biblioteconomia e Ciência da Informação.
“O apoio da fundação foi determinante para viabilizar essa formação, permitindo minha dedicação integral às atividades acadêmicas e científicas. O programa de pós-graduação do qual fiz parte é o único da área de Ciência da Informação avaliado com nota 7 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)”, explica.
Para a produção do guia, foram usados os conhecimentos da Ciência da Informação e Museologia para conectar áreas, melhorar os aspectos da informação e local das peças para tornar o processo de aprendizagem mais eficaz e inclusivo, além de tornar o museu mais atrativo para os visitantes.
A pesquisa analisou os textos da exposição de longa duração do Museu Amazônico, buscando identificar as concepções de mediação da informação presentes nesses materiais. A partir dessa análise, foi elaborado o guia informativo que foi publicado na tese de doutorado do pesquisador no Repositório Institucional da Universidade Estadual Paulista (Unesp).
Posgfe
O Programa de Apoio a Pós-Graduandos fora do Estado do Amazonas (Posgfe) tem o objetivo de conceder bolsa de mestrado e doutorado a interessados, residentes no estado há mais de quatro anos, matriculados em curso de pós-graduação stricto sensu, em Programa de pós-graduação recomendado pela Capes em outros estados da Federação, em áreas estratégicas relacionadas ao Plano Plurianual do Governo do Amazonas.
manaus banda Raimundos Amazonas Food Festival amazonas operação mateus manaus amazonas lider religioso pc-am aliciamento de menor investigação amazonas cronograma manaus ead aulas cetam amazonas manaus ruas predios mpf ditadura no Amazonas capacitação transformação projeto ct manaus amazonas amazonas natureza meio ambiente filhotes onça manaus tambaqui peixe periodo defeso manaus amazonas Assembleia Legislativa do Amazonas tce-am Yara Amazônia Lins manaus amazonas Millennium Shopping manaus Dia Mundial da Saúde vacinação gratuita amazonas reeducação aquática natação esporte amazonas manaus